Presidente da Ucrânia condecora ministro português João Gomes Cravinho

Condecoração oficial da Ucrânia, “Ordem de Jaroslav o Sábio”, atribuída pelo Presidente Zelensky ao Ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho. O Ministro encara condecoração como “generosa homenagem ao povo português”.

Presidente da Ucrânia condecora ministro português João Gomes Cravinho
Presidente da Ucrânia condecora ministro português João Gomes Cravinho. Foto: TV Europa

O Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, atribuiu ao Ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, a condecoração oficial “Ordem de Jaroslav o Sábio” pelo trabalho e pelo apoio que Portugal tem dado à Ucrânia.

De acordo com o decreto do Presidente Zelensky já publicado, a condecoração é atribuída “por uma contribuição pessoal significativa para o reforço da cooperação interestatal, o apoio à soberania estatal e à integridade territorial da Ucrânia e a promoção do Estado ucraniano no mundo”.

O Gabinete do Ministro dos Negócios Estrangeiros divulgou que João Gomes Cravinho já fez saber ao Presidente da Ucrânia, através do homólogo ucraniano, Dmytro Kuleba, que encara a distinção “como uma generosa homenagem ao povo português, que está ao lado da Ucrânia, ontem, hoje e amanhã”.

O Ministro João Gomes Cravinho sublinhou ainda o apoio de Portugal ao país invadido pela Rússia, desejando que 2024 “seja o ano em que a Ucrânia esteja completamente livre das brutais e ilegais forças de ocupação”.