Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, faz visita oficial a Portugal

Presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, faz visita oficial a Portugal, dia 18 de dezembro, reforçando a cooperação entre os dois países. Durante a visita são assinados vários acordos de cooperação económica.

Petro Poroshenko, Presidente da Ucrânia
Petro Poroshenko, Presidente da Ucrânia. Foto: DR

Petro Poroshenko, Presidente da Ucrânia, visita oficialmente Portugal, no dia 18 de dezembro, a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

A visita do Presidente Petro Poroshenko a Portugal vai permitir reforçar os laços bilaterais e a cooperação entre os dois países no ano em que se evoca o 25.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países.

Na agenda da visita constam encontros institucionais do Presidente da Ucrânia com o Presidente da República, no Palácio de Belém. Na Assembleia da República o chefe de Estado da Ucrânia é recebido pelo Ferro Rodrigues, Presidente da Assembleia da República, e de seguida tem um almoço de trabalho no Palácio das Necessidades com o Primeiro-Ministro, António Costa.

No Palácio das Necessidades são assinados vários acordos e instrumentos bilaterais, “refletindo o interesse e o dinamismo com que Portugal e a Ucrânia encaram o seu relacionamento.”

A visita de Petro Poroshenko incluiu, ao início da tarde, um passeio de elétrico por alguns dos bairros mais antigos da cidade, e assim a oportunidade de conhecer melhor a cidade de Lisboa. Faz parte da agenda também um encontro com a comunidade Ucraniana em Portugal.

No final do dia da visita o Presidente da República oferece, no Palácio de Belém, um jantar em honra do Presidente da Ucrânia.