Presidente de Cabo Verde faz visita de Estado a Portugal

Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, faz, de 22 a 25 de novembro, a segunda visita de Estado a Portugal. A visita tem como objetivo “reafirmar o excelente relacionamento entre os dois Estados e os dois povos”.

Presidente de Cabo Verde faz visita de Estado a Portugal
Presidente de Cabo Verde faz visita de Estado a Portugal

O Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, e a Primeira-dama Lígia Fonseca, iniciam no dia 22 de novembro uma visita de Estado a Portugal. A visita é a convite do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e ocorre sete meses depois do Presidente Marcelo Rebelo de Sousa ter visitado Cabo Verde, indicou hoje, por nota, a Presidência da República Portuguesa.

Nesta que é a segunda visita de Estado que o Presidente Jorge Carlos Fonseca faz a Portugal “fazem parte da delegação cabo-verdiana os Ministros dos Negócios Estrangeiros e das Finanças, assim como dois deputados, designadamente um do MDP e outro do PAICV.”

A nota da Presidência da República Portuguesa indica que esta “visita pretende reafirmar, mais uma vez, a excelência do relacionamento entre os dois Estados e os dois povos e lançar as bases para o futuro de uma relação que é já de si muito estreita, a todos os níveis.”

A visita começa no dia 22, quarta-feira à tarde, com o Presidente de Cabo Verde e a Primeira-dama “a serem recebidos pelo Presidente da República, com honras militares, na Praça do Império, a que se seguirá um encontro institucional, no Palácio de Belém.”

No mesmo dia os dois Presidentes vão estar presentes “na sessão de encerramento do seminário económico ‘Portugal Exportador’, no Centro de Congressos da Associação Industrial Portuguesa, e no início da noite o Presidente português oferece um jantar, no Palácio Nacional da Ajuda, ao seu homologo cabo-verdiano.

Na quinta-feira, dia 23, o Presidente de Cabo Verde visita a sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Ainda durante a manhã reúne com o Primeiro-Ministro, António Costa, no Palácio das Necessidades, local onde o Primeiro-Ministro oferece um almoço ao Presidente Cabo-verdiano.

No mesmo dia à tarde, o Presidente cabo-verdiano é distinguido com o título de Doutor ‘honoris causa’ pela Universidade de Lisboa, numa cerimónia na ‘Aula Magna’ da Reitoria da Universidade.

No dia 24, sexta-feira, logo de manhã, o Presidente Cabo-verdiano visita a Fundação Champalimaud, e de seguida visita o bairro da Cova da Moura, onde irá ter a companhia do Presidente português, para um almoço.

Ainda no mesmo dia, da parte da tarde, o Chefe de Estado de Cabo Verde é recebido na Assembleia a República, e onde faz, também uma visita à Exposição ‘Morte à Morte! 150 anos da abolição da pena de morte em Portugal – 1867-2017’. No mesmo dia desloca-se ao Porto onde terá um encontro com empresários.

No dia 25, sábado, a convite do Presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, o Presidente Jorge Carlos Fonseca almoça no Porto e, no final do dia vai estar, num hotel em Lisboa, num jantar de cariz social, ‘Cachupa Solidária’.