Presidente do Parlamento Europeu vai ser italiano: Tajani ou Pittella

Italianos, Tajani e Pittella, foram os mais votados na terceira volta para presidente do Parlamento Europeu. Na quarta votação são apenas os dois que vão a votação. É a segunda vez na história do Parlamento Europeu que a eleição se dá na quarta votação.

Presidente do Parlamento Europeu vai ser italiano: Tajani ou Pittella
Presidente do Parlamento Europeu vai ser italiano: Tajani ou Pittella. Foto: © DR

Antonio Tajani do PPE e Gianni Pittella do S&D são os eurodeputados que vão disputar os votos para a presidência do Parlamento Europeu na próximo votação. A quarta e última volta das eleições vai ter início às 20h00, e o vencedor deverá ser conhecido às 21h30.

Na terceira volta das eleições para o cargo de presidente do Parlamento Europeu nenhum dos candidatos obteve a maioria absoluta necessária que neste caso era de 346 votos, obrigando à realização de uma quarta volta. É a segunda vez na história do Parlamento Europeu que se realiza uma quarta volta para eleger o presidente.

De acordo com o Regimento do Parlamento Europeu, se, no terceiro escrutínio, nenhum dos candidatos for eleito, só poderão candidatar-se à quarta volta os dois candidatos que na terceira volta tenham obtido maior número de votos, sendo eleito o candidato mais votado, por maioria simples (em caso de empate, será eleito o candidato mais idoso).

Na terceira volta os resultados foram 719 votos expressos, 29 votos foram considerados inválidos o que levava a que para uma maioria absoluta seriam necessários 346 votos.

Os resultados da terceira volta foram:

  1. Antonio Tajani (PPE, IT) – 291 votos com mais 4 votos
  2. Gianni Pittella (S&D, IT) – 199 votos com menos 1 voto
  3. Helga Stevens (ECR, BE) – 58 votos com menos 8 votos
  4. Jean Lambert (Verdes/ALE, UK) – 53 com mais 2 votos
  5. Eleonora Forenza (CEUE/EVN) – 45 com mais 3 votos
  6. Laurentiu Rebega (ENF, RO) – 44 com menos 1 voto

Veja também: Eleição do novo Presidente do Parlamento Europeu