Presidente dos Estados Unidos aumenta taxas sobre produtos chineses

Depois de a China ter colocado taxas sobre os produtos norte americanos o Presidente dos Estados Unidos reagiu, e no Twitter escreveu que os produtos chineses taxados a 10 e 25% passam a ser tributados a 15 e 30% respetivamente.

Presidente dos Estados Unidos aumenta taxas sobre produtos chineses
Presidente dos Estados Unidos aumenta taxas sobre produtos chineses,. Foto: © DR

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, escreveu no twitter que durante muitos anos “a China (e muitos outros países) têm vindo a tirar proveito dos Estados Unidos sobre o comércio, roubo de propriedade intelectual, e muito mais”, e acrescentou: “Nosso país tem vindo a perder centenas de milhares de milhões de dólares por ano para a China”, e as perdas não têm “fim à vista”.

“Infelizmente, as administrações passadas permitiram que China chegasse tão longe do comércio justo e equilibrado o que se transformou um grande fardo para o contribuinte americano. Como Presidente, já não posso permitir que isto aconteça!”, escreveu Donald Trump.

“A China não deveria ter colocado novas tarifas em 75 mil milhões de dólares de produtos dos Estados Unidos. A partir de 1º de outubro, os 250 mil milhões de dólares de produtos e mercadorias da China, atualmente tributados em 25%, vão ser tributados em 30%”.

E, “Além disso, os restantes 300 mil milhões de dólares de bens e produtos da China, que iriam ser tributados a 10% a partir de 1 de setembro, vão agora ser tributados em 15%.”