Primeiro transplante total de pénis e escroto do mundo realizado nos EUA

Na Faculdade de Medicina da Universidade Johns Hopkins foi realizado com sucesso o primeiro transplante total de pénis e escroto do mundo. A cirurgia reconstrutiva foi realizada num veterano do conflito do Afeganistão a partir de um dador falecido.

Primeiro transplante total de pénis e escroto do mundo realizado nos EUA
Primeiro transplante total de pénis e escroto do mundo realizado nos EUA. Foto: Johns Hopkins Medicine

Muitos soldados que regresso dos cenários de conflitos apresentam cicatrizes visíveis, ou mesmo membros amputados, devido a explosões ou por dispositivos explosivos improvisados. No entanto, alguns militares também regressam com lesões ocultas debilitantes, como a perda total ou parcial dos órgãos genitais.

Agora, a equipa de cirurgia reconstrutiva da Universidade Johns Hopkins, que realizou o primeiro transplante bilateral de braço dos EUA num soldado, realizou agora, com sucesso, o primeiro transplante total de um pénis e escroto no mundo.

“Estamos com muita esperança de que este transplante ajude a restaurar as funções urinárias e sexuais, para quase normais a este jovem”, referiu Wei-Ping Andrew Lee, professor e diretor de cirurgia plástica e reconstrutiva da Escola de Medicina da Universidade Johns Hopkins.

Uma equipa de nove cirurgiões plásticos e dois cirurgiões urológicos participaram da cirurgia, em 26 de março, que demorou 14 horas. O transplante foi de um doador falecido, todo o pénis, escroto (sem testículos) e parte da parede abdominal.

“É uma lesão incompreensível de sofrer, não é fácil de aceitar”, referiu o soldado, um veterano que sofreu ferimentos no Afeganistão e deseja permanecer anónimo. “Quando acordei, senti-me finalmente mais normal … (com) um nível de confiança também. Confiança … como finalmente estou bem agora”, referiu o ex-militar.

O destinatário foi um veterano que sofreu ferimentos no Afeganistão e deseja permanecer anónimo. O paciente recuperou da cirurgia e deve ter alta do hospital nesta semana.

Embora seja possível reconstruir um pénis usando tecido de outras partes do corpo, referiu Andrew Lee, seria necessário um implante de prótese para conseguir uma ereção, e isso possuiu uma taxa muito grande de infeção. Além disso, devido a outras lesões, os militares muitas vezes não têm tecido viável de outras partes do corpo para poder ser usado.

Este tipo de transplante, em que uma parte do corpo ou tecido é transferido de um indivíduo para outro, é chamado de alotransplante composto vascularizado. A cirurgia envolve o transplante de pele, músculos e tendões, nervos, ossos e vasos sanguíneos. Como em qualquer cirurgia de transplante, a rejeição de tecidos é uma preocupação. O paciente é colocado em um regime de medicamentos imunossupressoras para evitar a rejeição. A equipa de Andrew Lee desenvolveu um protocolo de modulação imunológica com o objetivo de minimizar o número desses medicamentos necessários para prevenir a rejeição.