Príncipe Real abre as portas nos dias do festival “Bairro Real”

Associação Príncipe + Real organiza cinco dias de bairro aberto, para dar a conhecer a riqueza do bairro. A iniciativa envolve empresas, lojas, restaurantes e moradores. De 4 a 8 de outubro as portas estão abertas para mostrar o que há no Príncipe Real.

Príncipe Real abre as portas nos dias do festival “Bairro Real”
Príncipe Real abre as portas nos dias do festival “Bairro Real”

Um bairro é muito mais do que um conjunto de casas, mas um lugar privilegiado de identidade e pertença onde se constroem relações e vínculos duradouros. A Associação Príncipe + Real organiza cinco dias de bairro aberto, nos quais dará a conhecer a riqueza do bairro a partir de uma perspetiva única: o envolvimento das empresas, lojas, restaurantes e até moradores que, de 4 a 8 de outubro, abrirão as portas à comunidade para mostrar o que de tão especial há no Príncipe Real.

O Festival Bairro Real será a primeira edição daquela que será, a partir de agora, a semana do bairro Príncipe Real, que se estende desde o Rato até ao Miradouro de São Pedro de Alcântara e da Praça das Flores até à Praça da Alegria.

Relativamente ao programa, imaginem começar a manhã com sessões de yoga ao ar livre no jardim do Príncipe Real, poder explorar a magia do Jardim Botânico numa visita guiada pelo seu jardineiro, poder saber as formas de participação e voluntariado que existem no bairro, aprender a fazer restauro, latoaria ou apenas um gin em workshops, visitar exposições de artistas que são também moradores do bairro, aproveitar descontos especiais e happy hours no comércio local, avaliar as vitrinas das lojas que concorrem à montra mais criativa ou assistir a um desfile de moda para conhecer as tendências da estação.

Haverá também um ciclo de conversas inspiradoras que discutirão desde o conceito da cidade dos 15 minutos, à interculturalidade de Lisboa, e ao futuro do Largo do Rato.

Tudo isto será possível no Festival Bairro Real, onde o ritmo vibrante do Príncipe Real sentir-se-á em cada canto, mas onde haverá também espaço e tempo para o desconectar dos estímulos da cidade, no Miradouro do Silêncio, situado no piso inferior do Miradouro de São Pedro de Alcântara.

Presente no bairro há dois anos, a Associação Príncipe + Real tem estado empenhada em fortalecer os laços entre a comunidade local, criando uma rede de proximidade, facilitando a comunicação entre todas as partes e dinamizando iniciativas a partir de sinergias que juntam pessoas e instituições. “O Festival Bairro Real surge como uma extensão deste compromisso, destinado a tornar-se numa tradição anual que celebra o bairro feliz, unindo as pontas de todos os que fazem parte e colocando essa sinergia ao dispor de todos”, explica Patrícia Luz, representante da Associação Príncipe + Real.