Produção de máscaras, viseiras e gel desinfetante recebe apoio do NORTE 2020

Quatro empresas que se encontram a fabricar máscaras, viseiras e gel desinfetante recebem apoio do NORTE 2020. O financiamento por fundos europeus é de cerca de um milhão de euros com uma taxa a fundo perdido que pode ir de 80 a 95%.

0
Produção de máscaras, viseiras e gel desinfetante recebe apoio do NORTE 2020
Produção de máscaras, viseiras e gel desinfetante recebe apoio do NORTE 2020

O NORTE 2020 aprovou o financiamento de fundos europeus às primeiras quatro candidaturas de empresas com investimentos em bens ou serviços para o combate à COVID-19. A decisão da CCDR-N, Autoridade de Gestão do NORTE 2020, permite desta forma fazer chegar o apoio europeu a empresas que apostaram em linhas de fabrico orientadas para a produção de máscaras, viseiras e gel desinfetante.

As quatro empresas vão receber cerca de 1 milhão de euros de incentivo, com uma taxa máxima a fundo perdido de 80% que poderá ir a 95% se o projeto for concluído no prazo de 2 meses.

O acesso ao apoio do NORTE 2020, que se encontra aberto até 29 de maio, insere-se no contexto de avisos dirigidos para financiar micro e pequenas empresas, até um montante total de 12 milhões de euros. O NORTE 2020 indicou que já recebeu dezenas de candidaturas abrangendo a realização de investimentos em novos ou melhorados métodos de fabrico, de logística ou de distribuição, bem como projetos de aumento da produção.

O NORTE 2020 – Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020 – é um instrumento financeiro com uma dotação de 3,4 mil milhões de Euros de apoio ao desenvolvimento regional do Norte de Portugal. Está integrado no Acordo de Parceria PORTUGAL 2020 e tem como Autoridade de Gestão a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte.

Empresas com apoio aprovado pelo NORTE2020

CARVIDET – Higiene Industrial Lda, em Santo Tirso: O projeto tem como objetivo desenvolver as capacidades da CARVIDET para a produção de soluções desinfetantes à base de etanol, hipoclorito de sódio, peróxido de hidrogénio e quaternários de amónio, no sentido de proporcionar à Sociedade uma melhor resposta ao surto pandémico da COVID-19. O valor total do projeto é de 234.023,65 euros e o financiamento a fundo perdido de 187.218,92 euros

SKY ATRIUM, LDA, em Matosinhos: A SkyAtrium está a criar uma unidade de produção industrial, de equipamentos de proteção individual (EPI?s) para fazer face à situação atual de crise sanitária (Covid-19. O projeto industrial tem duas vertentes: produção de mascaras cirúrgicas e KN95/FFP2 e uma unidade de embalamento de álcool gel. O valor total do projeto é de 380.444,00 euros e o financiamento a fundo perdido de 304.355,20 euros.

ERNESTO SÃO SIMÃO LDA, na Maia: O projeto “ESS – Viseiras Proteção Individual” tem como objetivo desenvolver a capacidade de produção, ao nível industrial, de uma gama de viseiras de proteção individual em plástico, que sejam eficazes, simples e de valor altamente competitivo. Trata-se de uma inovação produto para a empresa. O valor total do projeto é de 397.493,22 euros e o financiamento a fundo perdido de 317.994,58 euros.

GREENPRINT-Motivos Decorativos Têxteis, Lda, Barcelos: A Greenprint pretende reorientar a sua unidade para a produção de máscaras cirúrgicas e comunitárias, apoiando o país no combate à pandemia COVID-19 e garantindo maior produtividade para manutenção e criação de postos de trabalho. O valor total do projeto é de 291.950,00 euros e o financiamento a fundo perdido de 277.352,50 euros.

Para enviar uma sugestão, por favor faça ou .

Deixe um comentário

Ainda sem comentários!