Programa Portugal Tech com 100 milhões de euros para capitalizar empresas

Acordo entre Instituição Financeira de Desenvolvimento e o Fundo Europeu de Investimento cria programa Portugal Tech. O programa é dotado de 100 milhões de euros para capitalizar startups e PME portuguesas.

Programa Portugal Tech com 100 milhões de euros para capitalizar empresas
Programa Portugal Tech com 100 milhões de euros para capitalizar empresas. Foto: TVEuropa

O novo programa Portugal Tech, uma parceria entre o Ministério da Economia e Fundo Europeu de Investimento (FEI), é destinado ao investimento em startups e PME portuguesas através de captura de fundos de capital de risco.

A parceria que foi hoje, dia 5 de dezembro, estabelecida no Ministério de Economia, em Lisboa, vai permitir “que as empresas tenham acesso a um novo mecanismo de capitalização através de capital de risco, compreendendo que estas são o grande motor de dinamização da economia.”

O FEI vai alocar ao programa 50 milhões de euros bem como a Instituição Financeira de Desenvolvimento (IFD) através do IAPMEI que também acocará 50 milhões de euros. Mas além do montante global de 100 milhões de euros, “o programa pretende mobilizar de 40 a 100 milhões de euros adicionais provenientes de investidores de capital de risco.”

Pedro Siza Vieira, Ministro Adjunto e da Economia, referiu que o programa “é um marco importante, uma vez que permite ter um instrumento com grande abrangência, quer em termos de dimensões de empresas, desde as startups às PME, quer em termos de setores que podem receber investimento. Este é um instrumento que se enquadra na estratégia do Governo para a capitalização das empresas, implementada pelo Capitalizar”.

Para Henrique Cruz, presidente executivo da IFD, “a parceria Portugal Tech funcionará como um complemento aos Instrumentos Financeiros já disponíveis no mercado e vem compensar a quebra do investimento em capital de risco que ocorreu desde 2011. Além disso, este instrumento beneficiará da longa experiência do Fundo Europeu de Investimento na seleção de operadores de capital de risco eficazes, com resultados provados.”

Luigi Gilibert, Diretor Executivo do FEI, indicou: “o FEI congratula-se com este importante acordo que, aliado ao grande conhecimento da IFD sobre os desafios que o mercado português enfrenta, nos permitirá ajudar a construir um ecossistema mais sólido nas áreas de venture capital e tech transfer em Portugal. O Portugal Tech representa um passo importante enquanto primeira iniciativa conjunta com a IFD ao abrigo da EIF-NPI Equity Platform.”