Projeto da Praça e Posto de Turismo em Piódão é finalista a prémio europeu

Projeto português, em Piódão, é um dos finalistas aos Prémios EUmies, na categoria Emergente. Um Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea/Mies van der Rohe Awards.

Projeto da Praça e Posto de Turismo em Piódão é finalista a prémio europeu
Projeto da Praça e Posto de Turismo em Piódão é finalista a prémio europeu. Foto: © Frederico Martinho

A Praça e Posto de Turismo em Piódão está entre os sete finalistas ao Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea/Mies van der Rohe Awards (Prémios EUmies), na categoria Emergente.

A obra do estúdio Branco del Rio reabilita e reconfigura uma praça e o edifício de escritórios de turismo do Piódão. Os autores João Branco, 1983 Portugal, e Paula del Río, 1985 Espanha, e, em colaboração com o arquiteto Marco Silva, estabelecem uma obra em que estabelece a ligação entre a sustentabilidade cultural e material. Uma obra que espera-se contribua para a instalação de novos habitantes no interior do país.

O projeto português é finalista, na categoria Emergente, juntamente com a Biblioteca Gabriel García Márquez, em Espanha. Uma obra que culmina num plano de três décadas de construção da biblioteca pública em Barcelona.

De uma pré-seleção de 40 obras, o júri internacional dos Prémios EUmies selecionou também 5 finalistas na categoria Arquitetura que servem de referência para as políticas municipais locais, ao criarem ambientes de vida inclusivos e de elevada qualidade.

Os vencedores serão anunciados a 25 de abril de 2024, durante um evento no CIVA (Centro de Informação, Documentação e Exposições sobre a cidade, a arquitetura, a paisagem e o planeamento urbano em Bruxelas).

Os prémios a serem entregues a 13 e 14 de maio de 2024, no pavilhão de Mies van der Rohe, em Barcelona, incluem um valor pecuniário para os vencedores do Prémio de Arquitetura e do Prémio de Arquitetura Emergentes no montante 60.000 euros e 30.000 euros, respetivamente.

Praça e Posto de Turismo em Piódão
Praça em Piódão. Foto: © Frederico Martinho