Projeto da Universidade de Aveiro recebe subvenção da Comissão Europeia

Projeto AMNIOGEL, sobre aplicações de produtos da placenta humana em microtecidos ósseos para a investigação de doenças in vitro, liderado por João Mano, recebe subvenção do Conselho Europeu de Investigação, do Programa Horizonte 2020.

Projeto da Universidade de Aveiro recebe subvenção da Comissão Europeia
Projeto da Universidade de Aveiro recebe subvenção da Comissão Europeia. Foto: © Rosa Pinto

A Comissão Europeia acaba de anunciar que foram concedidas subvenções “para prova de conceito” a 55 projetos aprovados pelo Conselho Europeu de Investigação (CEI). Uma subvenção para explorar o potencial comercial ou societal dos resultados da investigação desenvolvida.

As subvenções, no valor individual de 150 mil euros, fazem parte do programa de investigação e inovação da União Europeia, Horizonte 2020, e podem ser utilizadas para explorar oportunidades de negócio, preparar pedidos de patentes ou verificar a viabilidade prática dos conceitos científicos.

Um dos projetos aprovados pelo CEI, para receber a subvenção, foi o AMNIOGEL da Universidade de Aveiro. O projeto, liderado pelo investigador João Mano, estuda aplicações de produtos derivados da matriz extracelular da placenta humana para projetar microtecidos ósseos para modelos de doenças in vitro destinados à investigação.