Projeto “INFORMAT”, um robot que limpa matas, vence GovTech

Projetos “INFORMAT”, “VIDA SAUDÁVEL PARA TODOS” e “BIO2SKIN” vencem o concurso GovTech. As três soluções foram consideradas inovadoras pelo júri constituído por 45 elementos, e por isso merecedoras dos prémios de 30 mil euros.

Projeto “INFORMAT”, um robot que limpa matas, vence GovTech
Projeto “INFORMAT”, um robot que limpa matas, vence GovTech. Foto: Rosa Pinto

Depois de um processo de seleção de mais de uma centena de projetos candidatos ao concurso GovTech, foram agora conhecidas as três soluções vencedoras. Estas soluções vão agora ser desenvolvidas com base num protocolo de colaboração com o Estado bem como testadas. O prémio de 30 mil euros inclui ainda a cedência de um espaço numa incubadora nacional, o apoio à internacionalização e um acesso ao pacote Alpha para o Web Summit, composto por 3 bilhetes e a possibilidade de expor o produto ou serviço durante um dia no evento.

Na sessão em que foram conhecidas as propostas vencedoras estiveram presentes a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, a Secretária de Estado da Modernização Administrativa, Graça Fonseca, além das Secretárias de Estado da Indústria e da Cooperação, bem como, os embaixadores da Noruega, Rússia, Israel, Moçambique, Tunísia, Finlândia, México, Colômbia, Geórgia e Perú.

As três propostas vencedoras são:

INFORMAT” que recebeu 12 votos consiste num sistema robotizado com funcionamento semiautónomo para criação e gestão de aceiros e limpeza de terrenos florestais. O sistema vai permitir um maior aproveitamento dos recursos humanos, melhorar as condições de trabalho dos operadores florestais, melhorar a eficiência e rapidez dos trabalhos de limpeza e reduzir o seu custo. Um sistema que atua na prevenção dos fogos rurais, protegendo a vida terrestre.

VIDA SAUDÁVEL PARA TODOS” que recebeu 8 votos. A proposta é da empresa OceanGlamour que tem como objetivo produzir e vender um produto único, altamente nutritivo e saudável, pronto para o consumo, que é a Salicórnia. “Este produto permite combater o consumo exagerado de sal e evitar complicações de saúde, como é o caso do acidente vascular cerebral (principal causa de morte em Portugal), hipertensão, doenças cardiovasculares.”

BIO2SKIN” que recebeu 7 votos” é um biomaterial adesivo, baseado em nanotecnologias para aplicações médicas, evita dermatites na pele em uso prolongado ou após a remoção, ideal para uso geral e uma esperança para aplicações de longo prazo, como por exemplo o uso de dispositivos permanentes que se encontram fixos à pele pelo uso de adesivos, como os dispositivos de ostomia. Este não carece do uso de cola.

A iniciativa GovTech lançada no início de 2018 pelo Governo consiste num desafio ao universo internacional de startups para a criação das melhores ideias de produto ou serviço que responda a um dos desafios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, tal como estão definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Concorreram à iniciativa 113 projetos, destes foram escolhidos 6 foram por um júri e pelo público – através de uma infraestrutura de blockchain – para participarem na Sessão Final realizada no Planetário. Através deste sistema inovador de votação, das 4.959.400 moedas virtuais emitidas, 4.559.312 foram utilizadas para a seleção dos finalistas pelos 1734 investidores que se registaram para votar.