Proposta de aquisição da Figma pela Adobe tem objeção da Comissão Europeia

Aquisição da Figma, de software para design de produtos interativos, pela Adobe, detentora de software de design criativo e de design de produto, pode afetar a concorrência nos mercados globais deste tipo de software, concluiu a Comissão Europeia.

Proposta de aquisição da Figma pela Adobe tem objeção da Comissão Europeia
Proposta de aquisição da Figma pela Adobe tem objeção da Comissão Europeia. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia informou a Adobe de que a proposta de aquisição da Figma pode reduzir a concorrência nos mercados globais para o fornecimento de software de design de produtos interativos e de outros softwares de design criativo.

A Adobe é uma empresa global de software que oferece, entre outras, ferramentas de software de design criativo (por exemplo, Illustrator e Photoshop) e uma ferramenta interativa de design de produto (Adobe XD). A Figma é fornecedora de uma ferramenta colaborativa baseada na web para design interativo de produtos (o Figma Design), bem como de uma ferramenta de quadro branco.

As ferramentas de software de design de produto interativo são usadas principalmente para projetar sites, aplicativos móveis e outros produtos digitais. Com software de design criativo, os usuários podem criar ou editar ativos digitais, como fotos (as chamadas “imagens raster”), ilustrações gráficas (as chamadas “imagens vetoriais”) e vídeos.

A Comissão Europeia indicou que em 7 de agosto de 2023 iniciou uma investigação para avaliar a proposta de aquisição da Figma pela Adobe para verificar se a transação pode afetar a concorrência nos mercados globais de fornecimento de software de design de produtos interativos, de software de edição vetorial e de software de edição raster, tendo concluído que essa transação pode reduzir significativamente a concorrência nos mercados globais para:

Fornecimento de ferramentas interativas de design de produtos onde a Figma é claramente líder de mercado e a Adobe um dos seus maiores concorrentes. É provável que a operação crie um operador dominante através da combinação destas posições de mercado. Além disso, resultará na descontinuação da própria ferramenta interativa de design de produtos da Adobe, o Adobe XD, bem como de qualquer produto sucessor potencial e, portanto, constituirá a chamada “aquisição reversa assassina”.

Fornecimento de ferramentas de edição vetorial e fornecimento de ferramentas de edição raster, eliminando a Figma como potencial concorrente, fortalecendo assim o domínio da Adobe nestes mercados. Figma já exerce uma influência restritiva significativa na ferramenta de edição vetorial da Adobe, Adobe Illustrator, bem como na ferramenta de edição raster da Adobe, Photoshop. Além disso, na ausência da transação, a Figma provavelmente entrará nesses mercados e se tornará uma força competitiva efetiva.