Proteína de soja é eficaz no aumento da massa e força muscular

Estudo de investigação conclui que o suplemento de proteína de soja gera a mesma força e massa muscular que a proteína animal. A opção de proteínas vegetais de soja possui a vantagem de reduzir o colesterol e ser mais ecológica.

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Proteína de Soja é eficaz no aumento da massa e força muscular
Proteína de Soja é eficaz no aumento da massa e força muscular. Foto: Rosa Pinto

Uma recente meta-análise mostrou que as proteínas de soja são tão eficazes como as proteínas animais no desenvolvimento da massa e força muscular, e que a realização de exercícios de resistência é essencial para aumentar a força muscular.

Os investigadores envolvidos no estudo indicam que há entre os atletas uma ideia comum errada de que as proteínas de origem animal, em particular do soro de leite, são mais eficazes do que as proteínas de soja para o desenvolvimento da massa e força muscular.

Estudos concluíram que a proteína de soro de leite estimula a síntese de proteína muscular em maior extensão do que a proteína vegetal, no entanto, isso não significa que haja um impacto a longo prazo sobre a força muscular.

Um estudo recente de nove ensaios clínicos comparou os efeitos, a longo prazo, de proteínas de soja com proteínas animais na massa e força muscular através de exercícios de resistência. Foram analisados ​​dados de 266 indivíduos, maioritariamente homens dos 18 aos 70 anos.

Todos os ensaios clínicos mostraram um aumento significativo na potência muscular e na massa muscular em resposta a exercícios com pesos depois de pelo menos 6 semanas de intervenção, independentemente da fonte da proteína. Não houve diferença na força muscular entre os indivíduos que tomaram suplementos de proteína de soja e os indivíduos que tomaram suplementos de proteína animal (soro de leite, carne bovina, leite ou laticínios). O principal vetor de desenvolvimento da força muscular é a combinação de ingestão de proteína e exercícios de musculação.

Os resultados do estudo, já publicado no International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, indicam que o suplemento de proteína de soja gera a mesma força e massa muscular que a proteína animal.

Mark Messina, principal autora do estudo, explicou que a proteína de soja é uma boa opção para dar resposta às necessidades proteicas, não apenas pela capacidade de promover aumento de massa muscular e força muscular, mas também por reduzir os níveis de colesterol no sangue e porque os alimentos à base de soja são ecologicamente mais adequados.

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