Reembolsos de IRS ascendem já a 500 milhões de euros

Até ao dia 2 de maio foram reembolsados 495 milhões de euros, correspondentes a 591.489 declarações de IRS. Um milhão de declarações já foram processadas.

Ministério das Finanças
Ministério das Finanças. Foto: Rosa Pinto

O número de contribuintes já reembolsados do IRS até 2 de maio é cerca de 15 vezes superior ao dia homólogo do ano passado, quando tinham sido reembolsados 38 568 contribuintes. Este ano o valor reembolsado foi de 495 milhões de euros e correspondem a 591.489 declarações processadas.

O IRS automático permitiu um aceleramento do processamento das declarações e, nos casos aplicáveis, da transferência do reembolso aos contribuintes, indicou o Ministério das Finanças (MF).

Mais de um milhão de declarações foram já processadas, sendo que, além dos reembolsos, resultaram 72 mil notas de liquidação e 337 mil declarações sem reembolso ou pagamento.

No mesmo período, foram entregues três milhões de declarações. Um valor ligeiramente abaixo de anos anteriores, que o MF explicou “pela existência de um prazo único para a entrega das declarações que é de 1 de abril a 31 de maio, ao contrário do que aconteceu no passado.”

Em relação ao tipo de declaração o MF indicou que 20% ou, seja 599.485, das declarações já entregues correspondem a confirmações de IRS automático.