Região Norte de Portugal lidera parceria europeia em inovação têxtil

Região Norte de Portugal vai liderar a parceria RegioTex em matéria de inovação têxtil que envolve 16 regiões europeias. A região do Médio Tejo faz parte da Parceria Europeia dos Vales do Hidrogénio. Projetos com financiamento da União Europeia.

Região Norte de Portugal lidera parceria europeia em inovação têxtil
Região Norte de Portugal lidera parceria europeia em inovação têxtil. Elisa Ferreira, comissária responsável pela Coesão e Reformas. Foto: © UE

A Comissão Europeia acaba de indicar os vencedores de uma nova iniciativa financiada pela União Europeia para a criação de parcerias inter-regionais em quatro domínios: soluções inovadoras relacionadas com o coronavírus, economia circular na saúde, turismo sustentável e digital e tecnologias do hidrogénio em regiões com utilização intensiva de carbono.

O objetivo desta nova ação é mobilizar os intervenientes regionais e nacionais no domínio da inovação para fazer face ao impacto do coronavírus. Esta iniciativa contribui igualmente para a recuperação, com recurso aos novos programas da Comissão, usando uma maior escala de projetos em novos domínios prioritários, como a saúde, o turismo ou o hidrogénio.

Elisa Ferreira, comissária responsável pela Coesão e Reformas, afirmou: “As parcerias inter-regionais são prova de que, quando cooperamos além-fronteiras, somos mais fortes porque encontramos soluções inteligentes e úteis para todos. Esta nova iniciativa-piloto de apoio a parcerias inter-regionais de inovação é especialmente importante no atual contexto do coronavírus, testemunhando o empenho da política de coesão em contribuir para a rápida resposta e recuperação da Europa.”

Comissão Europeia selecionou quatro parcerias inter-regionais, lideradas por uma ou várias regiões coordenadoras:

País Basco (ES), juntamente com três regiões, centrar-se-á no apoio a um setor industrial emergente para a previsão e a prevenção da pandemia de coronavírus;

Região Norte de Portugal (PT), no domínio da economia circular na saúde, lidera a parceria RegioTex em matéria de inovação têxtil que envolve 16 regiões;

Região de Turíngia (DE), na área do turismo sustentável e digital, lidera a parceria coordenada pela “Time Machine Organisation”, uma rede de cooperação internacional nas áreas da tecnologia, da ciência e do património cultural, envolve cinco regiões e Chipre;

Região de Košice (SK), de Aragão (ES), Auvérnia-Ródano-Alpes (FR), Normandia (FR) e Norte dos Países Baixos (NL) lideram a Parceria Europeia dos Vales do Hidrogénio que tem o objetivo de permitir o desenvolvimento de soluções inovadoras baseadas em tecnologias do hidrogénio em regiões com utilização intensiva de carbono com ampla cobertura geográfica.

Todas as parcerias beneficiarão do apoio de especialistas da Comissão em aconselhamento sobre a melhor forma de combinar os fundos da UE para financiar projetos. Cada parceria poderá beneficiar de serviços de consultoria externa até 100 mil euros para atividades de expansão e comercialização. Um financiamento provém do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).