Reino Unido aplica sanções a 7 oligarcas, incluindo Roman Abramovich

Proprietário do Chelsea Football Club, Roman Abramovich, é um dos 7 oligarcas russos e que Governo do Reino Unido decidiu, hoje, aplicar sanções, devido a proximidade com Putin, Presidente da Rússia, na decisão do conflito com a Ucrania.

Reino Unido aplica sanções a 7 oligarcas, incluindo Roman Abramovich
Reino Unido aplica sanções a 7 oligarcas, incluindo Roman Abramovich. Foto: Rosa Pinto

O Governo do Reino Unido aplica sansões a sete oligarcas que têm um património líquido coletivo de cerca de 15 mil milhões de libras. As sanções envolvem o congelamento dos ativos no Reino Unido, a proibição de viajar para o Reino Unido e qualquer cidadão do Reino Unido ou empresa fica impedido de fazer negócios estes oligarcas.

Entre estes oligarcas está o proprietário do Chelsea Football Club, avaliado em mais de 9 mil milhões de libras, o líder industrial Oleg Deripaska, que tem ativos 2 mil milhões de libras, e Igor Sechin.

Os indivíduos russos sujeitos a sanções são:

  1. Roman Abramovich proprietário do Chelsea FC e com participações na gigante do aço Evraz e Norilsk Nickel:
  2. Oleg Deripaska com participações no Grupo En+;
  3. Igor Sechin que é CEO da Rosneft;
  4. Andrey Kostin que é presidente do banco VTB;
  5. Alexei Miller que é CEO da empresa de energia Gazprom;
  6. Nikolai Tokarev que é presidente da empresa estatal russa de oleodutos Transneft;
  7. Dmitri Lebedev que é Presidente do Conselho de Administração do Banco Rossiya.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson afirmou: “Não pode haver refúgios seguros para aqueles que apoiaram o violento ataque de Putin à Ucrânia”, e “as sanções de hoje são o último passo no apoio inabalável do Reino Unido ao povo ucraniano. Seremos implacáveis ​​na perseguição daqueles que permitem a morte de civis, a destruição de hospitais e a ocupação ilegal de países soberanos”.

Dado o impacto significativo que as sanções podem ter no clube de futebol Chelsea e os potenciais efeitos colaterais, o Governo autorizou uma série de atividades para que o Chelsea continue a jogar.