Reino Unido apoia medidas sanitárias para animais de refugiados da Ucrânia

Governo do Reino Unido garante gratuitamente todos os meios sanitários para animais de estimação que acompanham os refugiados que fogem da guerra na Ucrânia. Novo exame de sangue vai detetar se os animais já tinham sido vacinados contra a raiva.

Reino Unido apoia medidas sanitárias para animais de refugiados da Ucrânia
Reino Unido apoia medidas sanitárias para animais de refugiados da Ucrânia

O Governo do Reino Unido colocou em prática um novo apoio de emergência para os que fogem da Ucrânia com os seus animais de estimação. A Agência de Saúde Animal e Vegetal passa a emitir uma licença de emergência, para que os animais de estimação possam entrar no Reino Unido.

Todos os custos de vacinação, microchip e quarentena necessários para que um animal de estimação entre no Reino Unido passam a ser suportados pelo Governo londrino.

A permanência máxima em quarentena para um animal de estimação, que não tenha recebido vacinação antirrábica é de quatro meses. No entanto, para os animais de estimação já vacinados será considerado caso a caso um período de quarentena mais reduzido.

Exame de sangue para a raiva

O Governo também está introduzindo um novo exame de sangue para a raiva que será capaz de detetar se o animal já foi submetido a vacinas antirrábicas. Um teste que vai ajudar nos casos em que os refugiados da Ucrânia viajaram sem a documentação de vacinação.

Os resultados do exame de sangue determinará num mínimo de 2 dias, se alguns animais passam ou não para o isolamento, no caso de serem encontrados anticorpos antirrábicos.

Transito de animais

O Governo londrino lembrou que há preocupações em torno do movimento comercial de animais, entre a Ucrânia e países vizinhos e o risco sanitário que apresenta. A movimentação de um grande número de animais resgatados que estão a entrar na Grã-Bretanha de países com alto risco de raiva, sem as preparações sanitárias corretas, apresenta sérios riscos à biossegurança e à saúde pública. E lembrou também que houve uma série de casos graves de importações que não obedeceram às formalidades legais, incluindo com documentação falsificada.

Para um melhor controlo sanitário o Governo do Reino Unido vai dar prioridade aos que fogem da Ucrânia com seus próprios animais de estimação, e suspender por um mês todas as importações comerciais de cães, gatos e furões da Ucrânia, Bielorrússia, Polônia e Roménia.