Reino Unido aprova vacina COVID-19 da Pfizer-BioNTech

Vacina contra a COVID-19 da Pfizer-BioNTech vai começar a ser administrada no Reino Unido a partir da próxima semana. O Governo do Reino Unido já aprovou a vacina e os serviços de saúde vão administra-la aos grupos prioritários.

Reino Unido aprova vacina COVID-19 da Pfizer-BioNTech
Reino Unido aprova vacina COVID-19 da Pfizer-BioNTech. Foro: DR

O Governo do Reino Unido anunciou que aceitou a recomendação da Agência Reguladora de Medicamentos e Produtos de Saúde (MHRA) e que aprova a vacina COVID-19 da Pfizer-BioNTech para uso no país. Uma aprovação que “ocorre após meses de testes clínicos rigorosos e uma análise minuciosa dos dados por especialistas da MHRA, que concluíram que a vacina atendeu a rígidos padrões de segurança, qualidade e eficácia”.

Em comunicado o Governo indicou que o Comité Conjunto de Vacinações e Imunizações (JCVI) irá publicar em breve o seu conselho final sobre os grupos prioritários para receber a vacina, incluindo residentes de lares, equipes de saúde e cuidados, idosos e pessoas clinicamente extremamente vulneráveis.

O Governo indicou que “a vacina estará disponível em todo o Reino Unido a partir da próxima semana”. Dado que “o NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) tem décadas de experiência no fornecimento de programas de vacinação em larga escala vai começar a colocar seus extensos preparativos em ação para fornecer cuidados e apoio a todos os elegíveis para a vacinação”.

A MHRA deu o parecer de aprovação sujeito a um processo regulatório conhecido como ‘revisão contínua’. A ‘revisão contínua’ pode ser usada para completar a avaliação da vacina durante a emergência de saúde pública.

Para a aprovação “os cientistas e médicos especialistas da MHRA revisaram os dados dos estudos pré-clínicos de laboratório, ensaios clínicos, fabricação e controlos de qualidade, amostragem do produto e teste da vacina final e também consideraram as condições para o fornecimento e distribuição”.