Reino Unido retira equipamentos da Huawei das redes 5G

Governo do Reino Unido classifica Huawei como um fornecedor de alto risco e pretende que os operadores de telecomunicações removam todos os equipamentos Huawei das redes 5G até o final de 2027.

Reino Unido retira equipamentos da Huawei das redes 5G
Reino Unido retira equipamentos da Huawei das redes 5G

As empresas de telecomunicações do Reino Unido já começaram a remover a Huawei das redes 5G no Reino Unido. Desde novembro de 2021 que o Governo dispõe de mecanismo legal para restringir o uso de equipamentos de fornecedores considerados de alto risco para redes públicas em que estão em causa interesses da segurança nacional.

Para o Governo a nova legislação vai garantir que as redes móveis do Reino Unido continuem seguras e protegidas à medida que o 5G se incorpora progressivamente na infraestrutura nacional, indústrias e nas atividades diárias.

Com a classificação da Huawei como um fornecedor de alto risco pelo Governo do Reino Unido os operadores de telecomunicações devem:

Remover todos os equipamentos Huawei das redes 5G até o final de 2027.

Não instalar equipamentos Huawei em redes 5G.

Remover todos os equipamentos Huawei do núcleo das redes de telecomunicações até 28 de janeiro de 2023.

Não instalar equipamentos Huawei afetados por sanções em redes de fibra total.

Reduzir a participação de equipamentos Huawei para 35% das redes de acesso total de fibra e 5G (ou seja, não-núcleo) até 31 de julho de 2023.

Remover o equipamento de transmissão intracore e interoperador de alta taxa de dados da Huawei – hardware que envia dados por uma rede sem os processar – de todas as redes até 31 de dezembro de 2025.