Reino Unido retira Portugal da lista vermelha de restrições de viagens

A partir das 4h00 do dia 19 de março de 2021, Portugal deixa de estar na lista vermelha de restrições de viagens do Reino Unido. A decisão é baseada numa redução de risco de importação de novas variantes do coronavírus SARS-Cov-2.

Reino Unido retira Portugal da lista vermelha de restrições de viagens
Reino Unido retira Portugal da lista vermelha de restrições de viagens. Foto: © Rosa Pinto

O Reino Unido retina Portugal da lista vermelha e elimina a proibição de voos e viagens marítimas com Portugal Continental e ilhas da Madeira e Açores. O Governo londrino indica que este levantamento de restrições deve-se a “indícios de redução do risco de importar uma variante preocupante destes destinos”.

Para Londres “Portugal adotou medidas para mitigar o risco das suas ligações com países onde as variantes se tornaram uma preocupação e agora tem ativa vigilância genómica”.

Assim, os passageiros que cheguem ao Reino Unido idos de Portugal Continental e ilhas não vão ter de ficar em quarentena nas instalações aprovadas pelo Governo londrino. No entanto, devem isolar-se em casa, durante 10 dias, quando chegarem ao Reino Unido e fazer testes COVID-19 no 2º e no dia 8º. Para se libertarem mais cedo do autoisolamento devem fazer um “Test to Release”.

Os passageiros que entretanto cheguem ao Reino Unido provenientes de Portugal andes das 4h00 de sexta-feira, 19 de março, devem permanecer devem permanecer nos hotéis pelo restante do período de quarentena de 10 dias.

O Governo do Reino Unido indica que “continua a trabalhar com o setor da hotelaria para garantir que esteja pronto para dar resposta a qualquer aumento de procura – com mais de 58.000 quartos em standby, que podem ser disponibilizados para reserva conforme necessário.

Entretanto o Reino Unido adicionou à lista vermelha com restrições de viagens a Etiópia, Omã, Somália e o Qatar. Uma lista onde consta o Brasil, Angola, Cabo Verde e África do Sul entre muitos outros.