Repertório de filmes europeus em online para fácil acesso

Repertório de filmes europeus passa a estar disponível em online e dar a conhecer os filmes nos serviços de vídeo a pedido. A iniciativa é suportada pelo programa MEDIA da Comissão Europeia e envolve o Observatório Europeu do Audiovisual.

Repertório de filmes europeus em online para fácil acesso
Repertório de filmes europeus em online para fácil acesso. Foto: Rosa Pinto

A Comissão Europeia e Observatório Europeu do Audiovisual apresentaram hoje um protótipo de repertório cinematográfico europeu. O repertório insere-se na estratégia Digital4Culture, inscrita no Ano Europeu do Património Cultural de 2018.

O novo repertório vai permitir aos profissionais, entidades públicas e aos cidadãos aceder a informação sobre os filmes europeus e sobre a sua disponibilidade em online nos serviços de vídeo a pedido (VOD), em todos os países da União Europeia.

Mariya Gabriel, Comissária europeia de Economia Digital e Sociedade, referiu: “Temos de agir para garantir que as obras europeias encontrem o público que merecem. A revolução digital tem um potencial determinante para reforçar os efeitos positivos da cultura, tanto económicos como societais”.

Para Mariya Gabriel “o objetivo do repertório cinematográfico europeu e, de modo mais geral, o desafio da estratégia Digital4Culture, é tirar partido da boa relação entre as tecnologias digitais e a cultura.”

Para Tibor Navracsics, Comissário responsável pela Educação, a Cultura, a Juventude e o Desporto, acrescentou: “O património cultural da Europa não inclui só monumentos, literatura, pintura ou tradições, mas também a riqueza extraordinária do seu património cinematográfico”.

A Europa é um ator importante no cinema mundial, com mais de 18 000 filmes produzidos entre 2007 e 2016 e um volume de produção total que aumentou 47 %, passando de 1 444 longas-metragens, em 2007, para 2 124, em 2016, no entanto, atualmente, os filmes europeus online representam apenas cerca de 25 % do total dos filmes disponibilizados pelos serviços de vídeo a pedido (VOD) na União Europeia.

O repertório lançado hoje, que está ainda em fase de protótipo, inclui dados de 115 serviços VOD e 35 000 filmes europeus. O lançamento da versão inicial deverá ocorrer na primavera de 2019, e a versão definitiva do repertório deve estar concluída no final do próximo ano.

Vantagens do repertório online

O repertório, que é financiado pelo programa MEDIA, da Comissão Europeia, de apoio ao setor audiovisual europeu, é um instrumento inovador acessível aos cidadãos, aos profissionais e às entidades públicas, e possui diversos benefícios:

Uma melhor visibilidade do cinema europeu em toda a UE, devido à constituição de uma verdadeira cinemateca virtual, rica e variada, dos filmes europeus.

Os autores e produtores passam a saber em que países e quais os serviços que disponibilizam os seus filmes em VOD, e os distribuidores que desejem explorar melhor os seus filmes europeus poderão identificar os serviços de VOD que oferecem obras semelhantes e, portanto, suscetíveis de incluir outros filmes, e os serviços de VOD podem identificar os filmes europeus em online noutros territórios suscetíveis de serem interessantes para o respetivo público.

Indicação sobre a qualidade da oferta legal de filmes europeus no universo digital, em especial, os fundos de apoio e as agências de promoção dos filmes saberão se os filmes que apoiam estão efetivamente disponíveis e, por conseguinte, se são exportados para os outros Estados-Membros, e, em última análise, o repertório dará às entidades reguladoras um instrumento que as pode ajudar a acompanhar a aplicação da recente revisão da Diretiva Serviços de Comunicação Social Audiovisual (Diretiva SCSA), que adota a quota de 30 % de obras europeias, com o intuito de aumentar e melhorar a presença em linha dos filmes europeus.