República do Gana e Boeing assinam acordo para três aviões 787-9 Dreamliner

República do Gana pretende relançar uma companhia aérea, e para isso assinou um acordo com a Boeing para o fornecimento de três aviões 787-9 Dreamliner. A escolha teve em conta a eficiência de combustível e a flexibilidade para uma rede regional.

República do Gana e Boeing assinam acordo para três aviões 787-9 Dreamliner
República do Gana e Boeing assinam acordo para três aviões 787-9 Dreamliner. Foto: Boeing

A Boeing e a República do Gana anunciaram hoje que o Gana pretende relançar uma companhia aérea com base inicial em aviões Boeing 787-9 Dreamliner, para isso foi assinado um acordo, durante o Dubai Air Show, para o fornecimento de três aviões com um valor de 877,5 milhões de dólares, aos preços de tabela.

“Existe uma procura crescente por viagens aéreas de e para o Gana e acreditamos que o avançado 787-9 Dreamliner nos oferece eficiência e é flexível para lançar uma rede regional e, eventualmente, poder no futuro servir destinos internacionais”, referiu Joseph Kofi Adda, Ministro da Aviação e Membro do Parlamento, República do Gana.

O Ministro acrescentou: “O 787 tem uma excelente reputação pelo seu desempenho operacional, eficiência de combustível e experiência de passageiros, e estamos confiantes de que temos o parceiro certo para nossa nova transportadora”.

Joseph Kofi Adda referiu ainda que a transportadora, com sede em Accra, vai estabelecer a capital como um centro estratégico para servir cidades da África Ocidental. As futuras rotas irão incluir destinos na Europa, América do Norte e Ásia. O plano de longo prazo é abrir a companhia aérea para investimento e operação privados.

“A África possui uma força de trabalho jovem e crescente e vastos recursos naturais. Vemos a procura por viagens aéreas continuar a aumentar em todo o continente. A Boeing tem a honra de trabalhar com o Gana para ajudar a relançar uma companhia aérea para dar resposta a esse vasto mercado”, referiu Ihssane Mounir, vice-presidente sénior de Vendas e Marketing Comercial da The Boeing Company.

O responsável da Boeing acrescentou: “Estamos ansiosos para trabalhar com o governo numa solução integrada que inclua o 787-9 Dreamliner e serviços de aviação para apoiar a nova companhia aérea e proporcionar uma experiência de nível superior aos seus futuros passageiros”.

O avião 787-9 faz parte de uma família de três aviões que oferecem capacidade para longos percursos e uma elevada eficiência de combustível no mercado de 200 a 350 assentos. O avião 787-9 pode transportar 296 passageiros e voar até 7.530 milhas náuticas, ou seja, 13.950 quilómetros, enquanto reduz o uso e as emissões de combustível em 20 a 25% em comparação com os aviões mais antigos.

Desde que entrou em serviço em 2011, a família 787 permitiu a abertura de mais de 250 novas rotas ponto a ponto e economizou 45 mil milhões de libras de combustível. Todos os dias, existem mais de 1.600 voos comerciais com um 787 Dreamliner. Isso significa que em algum lugar do mundo um 787 Dreamliner descola a cada minuto. Até o momento, mais de 400 milhões de passageiros voaram no avião.