Sanofi adquiriu a Protein Sciences e aumenta portefólio de vacinas

Aquisição da Protein Sciences pela Sanofi permitiu aumentar o portefólio da unidade Sanofi Pasteur com a vacina Flublok, uma inovadora vacina quadrivalente contra a gripe indicada para adultos a partir dos 18 anos. A transação envolveu 750 milhões de euros.

0
1
Partilhas
Industria farmacêutica
Industria farmacêutica. Foto: Sanofi/DR

A farmacêutica Sanofi concluiu a aquisição da Protein Sciences, uma empresa biotecnológica de produção de vacinas com sede em Meriden, Connecticut, nos Estados Unidos da América. Uma transação que já teve a aprovação da Federal Trade Commission (FDA), depois cumpridas todas as condições para a transação.

Com esta aquisição, a Sanofi Pasteur, unidade de negócios global de vacinas da Sanofi, aumenta ao portefólio de vacinas contra a gripe: a Flublok (vacina contra a gripe), que é a única vacina com base numa tecnologia de ADN recombinante já aprovada pela Food and Drug Administration (FDA, em outubro de 2016, para a Protein Sciences, da versão quadrivalente, que é indicada para adultos a partir dos 18 anos.

David Loew, vice-presidente executivo da Sanofi e diretor da Sanofi Pasteur, referiu: “Na Sanofi Pasteur, estamos muito contentes por poder dar as boas-vindas aos talentosos colaboradores e ativos da Protein Sciences”, e acrescentou: “A vacina Flublok quadrivalente representa uma excelente oportunidade para complementar o nosso portefólio de vacinas contra a gripe”.

Para David Loew a aquisição da Protein Sciences enquadra-se na iniciativa estratégica da Sanofi Pasteur em explorar tecnologias de fabrico de vacinas contra a gripe não baseadas no ovo. “Esta aquisição é consistente e está enquadrada na ambição e estratégia de expandir a nossa presença no mercado de vacinas na área respiratória, e baseia-se na colaboração recentemente anunciada na área do anticorpo monoclonal do vírus sincicial respiratório (VSR).

A vacina quadrivalente contra a gripe

A Protein Sciences desenvolveu a plataforma de tecnologia de sistema de expressão do baculovírus (B.E.S.T.) para a produção de proteínas recombinantes. A partir desta base, foi desenvolvida e comercializada a vacina Flublok quadrivalente, uma vacina recombinante contra a gripe sazonal, indicada para imunização ativa de adultos a partir dos 18 anos.

David Loew referiu: “Os adultos mais velhos têm um risco elevado de gripe grave e das suas complicações, por isso é emocionante ver que num estudo clínico recente em adultos com idade igual ou superior a 50 anos, os indivíduos que receberam a vacina Flublok Quadrivalente foram significativamente menos propensos a contrair a gripe do que aqueles que receberam uma vacina quadrivalente inativada. No caso da vacina Flublok Quadrivalente, em relação ao comparador, esta reduziu em 30% a incidência da gripe confirmada através de laboratório nesta faixa etária”.

A Sanofi Pasteur

O negócio envolveu uma verba de 750 milhões de euros e permitiu tornar a Sanofi Pasteur no maior produtor de vacinas contra a gripe. Em 2016, de acordo a Sofoni, a Sanofi Pasteur passou a produzir 200 milhões de doses contra a gripe sazonal, ou seja, aproximadamente 40% das vacinas contra a gripe distribuídas mundialmente. A Sanofi Pasteur é a unidade de negócio global de vacinas da Sanofi e produz vacinas contra a gripe sazonal em quatro unidades de produção: Swiftwater (Pensilvânia, EUA), Val de Reuil (França), Ocoyoacac (Cidade do México, México) e Shenzhen (China).

Deixe um comentário

Seja o primeiro a comentar!

wpDiscuz