Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação visita Moçambique

Teresa Ribeiro, SENEC, faz visita de trabalho a Moçambique, e na agenda há encontros com o Primeiro-Ministro, diversos ministros, forças políticas e empresários. A visita, de 6 a 9 de novembro, inclui encontro com comunidade portuguesa no país.

Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação
Teresa Ribeiro, Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação

A Secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação (SENEC), Teresa Ribeiro, visita Moçambique de 6 a 9 de novembro, uma visita de trabalho no âmbito da cooperação entre os dois países.

Da agenda da Secretária de Estado faz parte um encontro com a Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Nyeleti Mondlane, no dia 6 de novembro, no qual as duas governantes devem fazer uma avaliação sobre o ponto de situação das relações bilaterais e está previsto a assinatura do Programa Estratégico de Cooperação (PEC) para o período 2017-2021.

De acordo com o Gabinete da Secretária de Estado, o programa de Teresa Ribeiro inclui também audiências com o Primeiro-Ministro, Carlos Agostinho do Rosário, com o Ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Oldemiro Baloi, com o ministro da Economia e das Finanças, Adriano Maleiane, com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Ensino Superior e Técnico- Profissional, Jorge Nhambiu, com o Ministro das Obras Públicas, Habitação e Recursos Hídricos, Carlos Bonete Martinho, e com a Ministra dos Recursos Minerais e Energia, Letícia Klemens.

No dia 7 de novembro, a Secretaria de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação será recebida pela Presidente da Assembleia da República de Moçambique, Verónica Macamo, e terá encontros com os chefes das bancadas parlamentares da FRELIMO, RENAMO e MDM.

Ainda no dia 7, estará num almoço de trabalho com Chefes de Missão de organizações multilaterais e da União Europeia em Maputo.

Para além dos encontros com os governantes moçambicanos a Secretária de Estado deverá encontrar-se com os elementos da Cooperação Técnico-Militar, visitar a Escola Portuguesa de Maputo bem como outros projetos apoiados pela Cooperação Portuguesa, e participar no Centro Cultural Português em Maputo à apresentação do livro ‘Ponto Gea’ do escritor João Paulo Borges Coelho.

A Secretária de Estado, Teresa Ribeiro, terá ainda encontros com empresários portugueses com investimentos em Moçambique e com representantes da comunidade portuguesa.

No dia 8, Teresa Ribeiro tem agendada a abertura do ‘Suppliers Day Galp + ENI’, um evento organizado no Centro Cultural Português para dar a conhecer as oportunidades de negócios relacionadas com a exploração do gás natural no norte do país.