Semana Europeia da Formação Profissional alerta para opções de sucesso

“Ensino e Formação Profissionais para todos - Competências para a Vida” é o tema, deste ano, da Semana Europeia da Formação Profissional, que decorre de 14 a 18 de outubro. Quase 80 % dos jovens oriundos do Ensino e Formação Profissionais têm emprego.

Semana Europeia da Formação Profissional alerta para opções de sucesso
Semana Europeia da Formação Profissional alerta para opções de sucesso. Foto: © Rosa Pinto

A Semana Europeia da Formação Profissional de 2019 tem lugar em Helsínquia, de 14 a 18 de outubro. A iniciativa, que vai na quarta edição, é organizada pela Comissão Europeia em parceria com a Presidência finlandesa do Conselho da União Europeia (UE), e vai continuar a incentivar as pessoas de todas as idades a “descobrir o seu talento” através do Ensino e Formação Profissionais (EFP).

O tema central da campanha este ano é “EFP para Todos – Competências para a Vida”. Marianne Thyssen, Comissária para Emprego, Assuntos Sociais, Competências e Mobilidade Laboral, referiu: “Acredito sinceramente que o ensino e a formação profissionais ajudam as pessoas a iniciar e a desenvolver carreiras profissionais satisfatórias em qualquer idade. É por esta razão que quero que se torne uma escolha inteligente e válida tanto para os jovens como para os adultos”.

Li Andersson, Ministra da Educação da Finlândia, referiu: “O ensino e a formação profissionais são uma escolha atrativa na Finlândia. Quase metade dos jovens apresenta um pedido de ensino e formação profissionais imediatamente após o ensino básico. O nosso objetivo é aumentar o nível de habilitações de toda a população finlandesa. Para atingir este objetivo, precisamos de fazer grandes investimentos no ensino e na formação. Essa é também a forma mais eficaz de aumentar o emprego, a igualdade e o bem-estar”.

A ministra finlandesa acrescentou: “As rápidas mudanças tecnológicas aumentam a necessidade da aprendizagem contínua. A fim de garantir que todos podem continuar a atualizar os seus conhecimentos, aptidões e competências ao longo da vida, precisamos de desenvolver políticas de ensino e formação eficazes e orientadas para o futuro”.

Ensino e Formação Profissionais é uma escolha inteligente e válida

Quase 80 % dos jovens oriundos do Ensino e Formação Profissionais encontram emprego logo após o curso. Por este motivo, a Semana Europeia da Formação Profissional tem como objetivo melhorar a atratividade do ensino e da formação profissional, destacando a excelência e a qualidade. Além disso, promover a sensibilização para as múltiplas oportunidades que o ensino e a formação profissional podem oferecer.

O EFP oferece uma grande variedade de oportunidades para melhorar as competências e as qualificações, beneficiando os trabalhadores e os empregadores. Pessoas de todas as idades podem assim adaptar-se à rápida evolução do mercado de trabalho e melhorar as suas possibilidades de encontrar bons empregos. As oportunidades criadas permitem às empresas preencher as lacunas existentes em matéria de competências e ministrar ensino e formação ao pessoal a fim de impulsionar a competitividade na nossa economia em rápida mutação.

Qual é a situação atual do EFP na Europa?

As taxas de participação no EFP têm vindo a aumentar de forma constante ao longo dos últimos anos, à medida que cada vez mais pessoas tem beneficiado deste percurso educativo único, sendo que a partir de 2018:
Quase 80 % dos jovens formados no EFP encontram emprego logo após a conclusão do curso;
As taxas de desemprego dos jovens encontram-se num nível baixo recorde de 15,2 %;

•22 % das pessoas na Europa são consideradas “pouco qualificadas”;
•48 % dos estudantes frequentam o EFP;
•11 % da população adulta da Europa frequentam a educação de adultos;
•72 % das empresas proporcionam aos seus trabalhadores oportunidades de formação (2015);
•49 % dos trabalhadores participam na formação profissional proporcionada pelo seu empregador (2015).

Prémios de excelência EFP 2019

A Semana Europeia da Formação Profissional recompensa todos os anos indivíduos, organizações e iniciativas extraordinárias através dos “prémios de excelência para o EFP”. Os prémios têm o objetivo de realçar a qualidade do ensino e formação profissionais (EFP), dar visibilidade aos vencedores, motivar os participantes, apoiar o desenvolvimento de redes e criar novas oportunidades de carreira.

Qualquer pessoa pode votar aqui e escolher a história mais inspiradora do EFP. A votação está aberta até 15 de outubro. Está prevista uma cerimónia de entrega dos prémios aos vencedores durante a Semana Europeia.