Semana Gastronómica da Cavala em Sesimbra

Sesimbra faz de 24 de setembro a 2 de outubro o encontro da Cavala com os apreciadores do bom pescado português. Pode-se apreciar uma variedade de pratos em 21 restaurantes e assistir a show cooking e a degustações.

Semana Gastronómica da Cavala em Sesimbra
Semana Gastronómica da Cavala em Sesimbra

De 24 de setembro a 2 de outubro realiza-se em Sesimbra a Semana Gastronómica da Cavala. A iniciativa é a primeira dedicada à Cavala e à qual aderiram 21 restaurantes. A Semana Gastronómica da Cavala inclui também eventos de show cooking onde serão demonstradas várias formas de cozinhar o peixe, com degustações. A entrada é gratuita.

A Cavala é um peixe rico em ómega 3 que faz já parte da ementa dos portugueses e de muitos restaurantes de referência em Portugal, dadas as suas reconhecidas qualidades nutritivas, a sua textura e sabor.

A iniciativa está integrada no projeto ‘Sesimbra é Peixe e é organizada pela Câmara Municipal, ArtesanalPesca, Docamarinha, Docapesca e Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, com o apoio da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa.

O objetivo dos organizadores é, através da mostra gastronómica, valorizar um peixe que é pescado em abundância pela frota sesimbrense, e para isso vão ser destacadas as caraterísticas da Cavala através da demonstração e transformação nas mais variadas composições de pratos.

Os vários restaurantes aderentes permite também um percurso por alguns locais mais atrativos da região, desde o Acácio, O Caramelo, O Carlos e o Retiro do Meco, na Aldeia do Meco, passando por Alfarim, Azoia, Quinta do Conde, Zambujal, até Sesimbra com 9 restaurantes aderentes.

A Semana será rica e variada em pratos, podendo saborear a Cavala em filetes, em ensopado, grelhada, escalada, de cebolada, cozida com todos, frita, em cataplana, em caldeirada, e entre muitos outros, o arroz de Cavala.

Consulte aqui o cartaz da Semana Gastronómica da Cavala e os restaurantes aderentes.