Só vacina por spray nasal pode travar variantes do coronavírus da COVID-19

COVID-19 pode causar danos permanentes aos pulmões em pacientes hospitalizados e não vacinados. Investigação concluiu que é necessário vacina COVID-19 administrada por spray nasal para travar a propagação das variantes do coronavírus e salvar vidas.

Só vacina por spray nasal pode travar variantes do coronavírus da COVID-19
Só vacina por spray nasal pode travar variantes do coronavírus da COVID-19. Foto: Rosa Pinto

As atuais vacinas contra a COVID-19 têm mostrado bons resultados na luta contra o coronavírus, mas investigação colaborativa da Universidade da Virgínia, EUA, mostra que as atuais vacinas não são suficientes para impedir a propagação do vírus e das suas variantes e manter a maioria da população livre de situações de doença grave.

Para os investigadores é necessário o recurso a um spray nasal. Jie Sun, investigador da Universidade da Virgínia referiu: “Os nossos dados sugerem que uma estratégia de reforço por vacina intranasal será fundamental para proteger as pessoas contra variantes emergentes de preocupação”.

As atuais principais vacinas contra a COVID-19 são as de mRNA que se inspiram no ácido ribonucleico mensageiro, o sistema de entrega que facilita a replicação biológica. Mas o mRNA nas vacinas não é derivado de um vírus vivo. Em vez disso, a molécula é sintetizada em laboratório para se assemelhar a um invasor, o suficiente para que o corpo possa vir a reconhecer o vírus real. No entanto, com essas vacinas, “a mensagem” agora parece estar amplamente confinada ao sangue.

O estudo já publicado na revista Science Immunology indica que as correntes sanguíneas são fortemente aumentadas pela vacina, enquanto os revestimentos das mucosas experimentam uma resposta moderada ou pequena de anticorpos neutralizantes.

“A variante omicron escapou quase completamente da neutralização por anticorpos da mucosa em indivíduos que receberam vacinas de mRNA e em indivíduos previamente infetados”, referiu o investigador.

“Os nossos dados mostram que a vacina mRNA também não induz imunidade celular suficiente nas vias aéreas, outro braço do nosso sistema imunológico para impedir a entrada do vírus em nossos corpos” acrescentou Jie Sun.

Os investigadores descobriram que apenas os corpos de pacientes não vacinados que estavam gravemente doentes lutaram vigorosamente contra o vírus nas vias aéreas e na corrente sanguínea.

Numa nova investigação foi possível verificar que ratos que receberam uma vacina administrada por via nasal originária do adenovírus, um parente da família dos vírus da constipação que expressa a proteína spike encontrada na COVID-19, demonstraram “respostas robustas de anticorpos neutralizantes” em combinação com as vacinas de mRNA.

“A vacina nasal fornece um aumento de antígeno da mucosa para a memória pré-existente de células T e B que direcionam a resposta imune, resultando em maior imunidade celular e humoral”, explicou o investigador.

O aumento de antígeno foi encontrado, para além dos brônquios dos pulmões, também como uma melhora em relação à resposta da vacina normal da corrente sanguínea. Neste caso a resposta foi “eficaz contra o vírus ancestral, bem como contra a variante omicron”.

A investigação permitiu validar o que os cientistas já suspeitavam, que uma maior imunidade ao coronavírus pode ser desenvolvida a partir de onde o vírus se enraíza, as membranas mucosas do nariz.

O investigador reforçou: “Acreditamos que as respostas robustas de anticorpos no trato respiratório neutralizariam o vírus imediatamente após a entrada do vírus quando o indivíduo contraísse o vírus, impedindo o estabelecimento da infeção viral e a subsequente transmissão da infeção para outras pessoas”.

As empresas farmacêuticas estão atualmente a trabalhar no desenvolvimento de vacinas nasais COVID-19, mas até o momento ainda não foi aprovada qualquer dessas vacinas. Um spray vai exigir uma versão enfraquecida do vírus vivo. Se o vírus vivo for muito fraco, o spray não funcionará. Se for muito forte, as pessoas ficarão doentes e o vírus espalhar-se-á.

Uma vacina nasal baseada em adenovírus também ainda não foi aprovada para humanos, principalmente pelo medo de efeitos colaterais indesejados. Um deles pode ser a paralisia de Bell, uma condição que causa fraqueza muscular no rosto. Um estudo encontrou uma possível conexão depois das pessoas terem sido vacinadas com uma vacina nasal contra a gripe especialmente formulada para criar uma resposta imune mais forte.

“Para uma vacina nasal, precisamos ter mais cuidado com os perfis de segurança”, concluiu o investigador.