Taxa Municipal de Proteção Civil cobrada pela Câmara de Lisboa vai ser devolvida

Decisão do Tribunal Constitucional leva a Câmara Municipal de Lisboa a devolver as verbas cobradas da Taxa Municipal de Proteção Civil. A devolução das verbas a 223.467 munícipes deve ocorrer até ao fim de fevereiro.

Taxa Municipal de Proteção Civil cobrada pela Câmara de Lisboa vai ser devolvida
Taxa Municipal de Proteção Civil cobrada pela Câmara de Lisboa vai ser devolvida. Foto: Rosa Pinto

A Taxa Municipal de Proteção Civil, que estava a ser cobrada pela Câmara Municipal de Lisboa, foi considerada inconstitucional pelo Tribunal Constitucional, obrigando, neste caso, à devolução das verbas cobradas aos munícipes.

Em comunicado a Câmara Municipal de Lisboa (CML) indica que já identificou o “universo de 223.467 contribuintes a quem vão ser devolvidas as verbas referentes à Taxa Municipal de Proteção Civil.”

A CML indica que entre as soluções estudadas para o processo de devolução das verbas “teve em conta a análises das diferentes situações envolvidas, nas quais há nomeadamente 2.800 pessoas a viver no estrangeiro e 18.100 cabeças de casal de heranças, entre outras a ter em conta.”

A preocupação neste processo é “encontrar a forma de devolução que garanta a maior segurança, rapidez e facilidade para os munícipes”, pelo que a CML espera “até ao final da semana apresentar os pormenores da solução adotada.”

Atualmente estão a “ser finalizados os processos de contratação pública necessários para serviços postais, aplicação informática específica e sistema de informação personalizada aos munícipes”, indica a CML.

A CML indica ainda que espera “que uma vez feitos estes passos a devolução das verbas da taxa municipal de proteção civil ocorra para a quase totalidade dos contribuintes já na segunda quinzena do próximo mês de fevereiro.”