Tecnologia inovadora no tratamento do cancro da cabeça e pescoço

Nova opção para uso cirúrgico no tratamento do cancro em áreas específicas da garganta é menos invasiva com recurso a tecnologia inovadora robotizada. A intervenção tem menos impacto na respiração, fala, deglutição e comunicação.

Tecnologia inovadora no tratamento do cancro da cabeça e pescoço
Tecnologia inovadora no tratamento do cancro da cabeça e pescoço. Foto: DR

Em todo o mundo, o Vírus do Papiloma Humano (VPH) é responsável por uma grande parte dos casos de cancro da cabeça e pescoço, como indica a Organização Mundial da Saúde. Em países como os Estados Unidos, o Vírus do Papiloma Humano está associado a cerca de 70% dos casos de cancro da boca e garganta. Destes, e de acordo com os Centros de Controlo e Prevenção de Doenças, mais de 70% são diagnosticados em homens.

O tratamento do cancro da boca e garganta, também conhecido como cancro orofaríngeo ou de cabeça e pescoço, depende da localização e estágio do cancro, bem como de outros fatores.

Na Mayo Clinic, na Flórida, o cirurgião, Phillip Pirgousis está a usar nos pacientes tratamentos cirúrgicos para o cancro da cabeça e pescoço mais seguros e menos invasivos, com recurso a uma inovação tecnológica.

Os casos de cancro relacionados ao Vírus do Papiloma Humano estão a aumentar em duas áreas específicas da garganta. “As amígdalas, na parte posterior da garganta, e o tecido dos gânglios linfáticos, na parte posterior da língua”, explicou Phillip Pirgousis.

Os casos de cancros nos dois locais assinalados pelo cirurgião podem ser desafiadores, sendo que “muitos dos desafios geralmente estão associados à localização do tumor primário, porque é muito difícil aceder à garganta e à laringe”.

Neste caso e para esses locais é aí que a inovação em robótica permite melhor visualização do tumor, melhor iluminação e melhores resultados em termos de remoção completa do tumor. O médico referiu: “Estamos a falar de grandes cirurgias abertas versus cirurgias minimamente invasivas, onde podemos aceder a esses locais difíceis fazendo incisões no rosto”.

“Além disso, eles têm menos impacto na respiração, fala, deglutição e comunicação. O robô cirúrgico melhorou a capacidade para que possamos não apenas remover completamente os tumores, mas também fazê-lo com segurança”, conclui Phillip Pirgousis.

Cirurgia robótica transoral

A cirurgia robótica transoral é uma técnica cirúrgica minimamente invasiva que utiliza um sistema de computador para ajudar a guiar os instrumentos cirúrgicos para a boca. Sentado numa consola, o cirurgião controla os braços robóticos e manipula-os para realizar a cirurgia. A consola fornece ao cirurgião uma visão tridimensional ampliada e de alta definição do local cirúrgico. O cirurgião orienta outros membros da equipa que o auxiliam durante a operação.

Opções de tratamento para cancro da cabeça e pescoço

O tratamento é baseado em muitos fatores, incluindo a localização, o estágio do câncer, o tipo de células afetadas e as suas preferências médicas e pessoais gerais. Pode ter apenas um tipo de tratamento ou pode ter uma combinação de tratamentos contra o cancro. A equipa de saúde irá trabalhar para determinar o melhor plano de tratamento.

As opções de tratamento podem incluir o seguinte:

  • radioterapia;
  • cirurgia para remover o cancro que não se espalhou para outras áreas;
  • cirurgia para remover parte da garganta, laringe ou gânglios linfáticos;
  • quimioterapia;
  • tratamento medicamentoso;
  • imunoterapia.