Terceira dose da Vacina da AstraZeneca pode proteger contra variante Ómicron

Reforço de terceira dose da vacina contra a COVID-19 da AstraZeneca mostra ser eficaz contra casos graves e hospitalizações de infeção pela variante Ómicron do SARS-CoV-2. O estudo é da Universidade de Oxford.

Terceira dose da Vacina da AstraZeneca pode proteger contra variante Ómicron
Terceira dose da Vacina da AstraZeneca pode proteger contra variante Ómicron. Foto: DR

A vacina COVID-19 da AstraZeneca, Vaxzevria, aumentou significativamente os níveis de anticorpos contra a variante Ómicron do SARS-CoV-2 com uma terceira dose de reforço. A conclusão é de um novo estudo da Universidade de Oxford, Reino Unido.

Os níveis de neutralização da Ómicron aumentaram após uma terceira dose da vacina Vaxzevria em comparação com os níveis conseguidos com uma segunda dose. Os níveis observados após a terceira dose de reforço foram maiores do que os anticorpos neutralizantes encontrados em indivíduos previamente infetados e recuperados naturalmente da COVID-19 (alfa, beta, variantes Delta e estirpe original).

A biofarmacêutica AstraZeneca indica que o soro obtido de indivíduos um mês após receberem a terceira dose de vacinação de reforço neutralizou a variante Ómicron em níveis que eram amplamente semelhantes aos observados um mês após a segunda dose contra a variante Delta. Duas doses de Vaxzevria foram associadas à proteção contra a variante Delta em estudos na população.

Terceira dose da vacina da AstraZeneca

O estudo da Universidade de Oxford analisou amostras de sangue retiradas de indivíduos infetados com COVID-19; aqueles que foram vacinados com um esquema de duas doses e uma terceira dose de reforço; e aqueles que relataram infeção anterior de outras variantes da COVID-19. O estudo incluiu amostras de 41 indivíduos que receberam três doses da vacina Vaxzevria.

“É muito encorajador ver que as vacinas atuais têm o potencial de proteger contra a Ómicron após um reforço de terceira dose. Estes resultados apoiam o uso de reforços de terceira dose como parte das estratégias nacionais de vacinação, especialmente para limitar a disseminação de variantes preocupantes, incluindo a Ómicron”, referiu John Bell, investigador envolvido no estudo, Universidade de Oxford, Reino Unido, citado pela AstraZeneca.

Dados de outro estudo de laboratório apoiam o efeito da Vaxzevria contra Ómicron, em indivíduos vacinados com duas doses da Vaxzevria retendo atividade neutralizante contra a Ómicron, embora uma diminuição tenha sido observada em comparação com a estirpe original. A AstraZeneca indica ainda que em outros estudos, a vacina Vaxzevria demonstrou gerar uma resposta de células T diversa e durável a múltiplas variantes, resultando numa resposta mais ampla do que os anticorpos isolados, o que pode contribuir para a proteção contra COVID-19.

Estudos em curso

A AstraZeneca está a recolher evidências com dados da população para avaliar a eficácia contra a variante Ómicron em grupos académicos na região da África Austral. A AstraZeneca também está a analisar amostras de sangue de participantes do estudo de Fase II / III da empresa para avaliar a atividade neutralizante quando é administrado um reforço de terceira dose contra a Ómicron com a vacina Vaxzevria e a vacina experimental COVID-19 de próxima geração.

Terceira dose para combater a Ómicron

“A Vaxzevria desempenha um papel importante nos programas de vacinação em todo o mundo e esses dados dão a confiança de que a vacina deve ser administrada como um reforço de terceira dose. Também é importante olhar para além dos anticorpos para compreender melhor como as vacinas oferecem proteção contra a Ómicron. À medida que entendemos melhor a Ómicron, acreditamos que descobriremos que a resposta das células T fornece proteção durável contra doenças graves e hospitalizações”, conclui Mene Pangalos, vice-presidente executivo de Investigação e Desenvolvimento de Biofármacos da AstraZeneca.