Terceira dose da vacina da Pfizer-BioNTech recomendada a mais idosos

Comité Consultivo da Food and Drug Administration - FDA- recomenda terceira dose da vacina contra a COVID-19 da Pfizer-BioNTech a pessoas com 65 ou mais anos de idade e a populações com risco de COVID-19 grave.

Terceira dose da vacina da Pfizer-BioNTech recomendada a mais idosos
Terceira dose da vacina da Pfizer-BioNTech recomendada a mais idosos. Foto: DR

A Pfizer e a BioNTech anunciaram que o Comité Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados da Food and Drug Administration (FDA) dos EUA recomendou à FDA para que esta conceda autorização de uso de emergência para a uma dose de reforço da vacina COVID-19, mRNA (COMIRNATY) em indivíduos com 65 ou mais anos de idade e em indivíduos com alto risco da COVID-19 grave. O comité recomendou que a dose adicional seja administrada pelo menos seis meses após a toma das duas doses.

Pedidos idênticos foram apresentados pela Pfizer e BioNTech à Agência Europeia de Medicamentos (EMA) e as biofarmacêuticas indicaram que os vão também apresentar a outras autoridades regulatórias nas próximas semanas. Indicam também os estudos continuam a dose de reforço da vacina COMIRNATY para avaliação, sobretudo como combater as variantes emergentes de preocupação.

Özlem Türeci, cofundador e chefe Diretor Médico da BioNTech referiu: “Estamos empenhados em apoiar os esforços contínuos para reduzir infeções e casos da COVID-19. Os dados que submetemos à FDA, EMA e outras autoridades regulatórias sublinham que um reforço da vacina induz uma forte resposta imunológica contra todas as variantes de preocupação testadas e pode contribuir para dar resposta a uma necessidade de saúde pública”.