Teste PCR da Abbott deteta SARS-CoV-2, gripes A e B, e vírus sincicial respiratório

Abbott obtém Marcação CE para teste PCR Alinity m Resp-4-Plex. Um teste que permite aos profissionais de saúde testar quatro vírus através de uma única colheita. Uma ferramenta extremamente importante num período de gripe e de pandemia de COVID-19.

Teste PCR da Abbott deteta SARS-CoV-2, gripes A e B, e vírus sincicial respiratório
Teste PCR da Abbott deteta SARS-CoV-2, gripes A e B, e vírus sincicial respiratório. Foto: Abbott

O Abbott anunciou hoje a Marcação CE para o teste molecular Alinity m Resp-4-Plex. O teste deteta e diferencia, numa única colheita, o coronavírus SARS-CoV-2, os vírus da gripe A, da gripe B e o vírus sincicial respiratório (VSR). Esta ferramenta é considera importante dada a emergência da época gripal juntamente com a COVID-19 e o facto de estes vírus apresentarem sintomas semelhantes, mas que requererem diferentes abordagens de tratamento.

O teste do Abbott pode ser realizado com uma amostra de zaragatoa (nasofaríngea) colhida por um profissional de saúde a indivíduos com sinais e sintomas de infeção do trato respiratório e é executado no sistema Alinity m do Abbott, o equipamento de biologia molecular para grandes volumes mais avançado da empresa.

O Alinity m usa a tecnologia de Reação em Cadeia da Polimerase (PCR), conhecida pela sua elevada sensibilidade na deteção de doenças infeciosas. Para ajudar a combater a pandemia, o Abbott acelerou a instalação do sistema Alinity m em laboratórios hospitalares, centros académicos e laboratórios cruciais para a prestação de cuidados de saúde.

“Enquanto os profissionais de saúde na linha da frente estão a assistir a surtos de casos de COVID-19 em algumas áreas, são agora confrontados com o fluxo adicional consequente da época gripal”, referiu Andrea Wainer, Vice-Presidente Executiva do Departamento de Diagnóstico Rápido e Molecular do Abbott, citada em comunicado pela empresa.

A responsável acrescentou: “O Abbott tem estado extremamente focado na distribuição de testes para a COVID-19 no máximo de contextos possível e este novo teste permitirá fazer, de forma rápida e eficiente, o diagnóstico e a triagem de doentes que apresentem sintomas respiratórios, para que possam receber os cuidados adequados.”

O papel da tecnologia avançada no combate à pandemia

O teste Alinity m Resp-4-Plex é considerada uma ferramenta crucial para a deteção dos quatro vírus respiratórios prevalentes, especialmente quando a época gripal e a pandemia da COVID-19 coincidem. A tecnologia avançada do sistema Alinity m disponibiliza automatização e acesso sempre que necessário, o que significa que um teste urgente pode ser executado a qualquer momento. Esta flexibilidade e eficiência permitem a testagem de várias doenças sem afetar a produção de resultados rápidos em grandes volumes.

O Abbott indicou que a capacidade deste teste de detetar estes vírus simultaneamente com apenas uma colheita também facilitará o acesso a recursos associada a dispositivos de colheita, que têm sido altamente requisitados ao longo da pandemia da COVID-19.

O Abbott tem vindo a desenvolver e a introduzir testes que têm tido um papel crucial no combate à pandemia. A necessidade de uma combinação de métodos de testagem em diferentes contextos tem sido evidente. Este novo teste poderá no atual contesto desempenhar um papel vital no auxílio aos profissionais de saúde a lidarem com a emergência da época gripal.

Sistema Alinity m

Os testes que já receberam marcação CE para serem executados no sistema Alinity m incluem: hepatite C: VHC, hepatite B: VHB, VIH-1, SARS-CoV-2, doenças sexualmente transmissíveis: CT/NG/TV/MG e HPV de alto risco.

O sistema é fácil de utilizar e pode ajudar a melhorar a eficiência e o fluxo de trabalho laboratorial com a sua grande capacidade e rápido tempo de resposta, sendo capaz de executar até 1080 testes num período de 24 horas com base no fluxo de trabalho e prática laboratorial.

Os sistemas Alinity m caraterizam-se por serem eficientes, ou seja, executarem mais testes em menos tempo e minimizarem os erros humanos, mas simultaneamente proporcionarem resultados de qualidade. A disponibilidade do sistema Alinity m e dos testes varia de acordo com a localização geográfica.