Teste rápido de saliva para a COVID-19 lançado pela SureScreen Diagnostics em Portugal

Portugueses passam a dispor de um novo teste rápido de antigénio para a COVID-19 baseado em amostra de saliva. O teste da SureScreen Diagnostics, que também deteta a variante inglesa do coronavírus dá o resultado em 10 minutos e tem uma precisão de 99,5%.

Teste rápido de saliva para a COVID-19 lançado pela SureScreen Diagnostics em Portugal
Teste rápido de saliva para a COVID-19 lançado pela SureScreen Diagnostics em Portugal

Um novo teste rápido de antigénio para a COVID-19 acaba de ser lançado em Portugal pela SureScreen Diagnostics. O teste rápido deteta o coronavírus, incluindo a variante inglesa, através de amostras de saliva e apresenta resultados em 10 minutos. A taxa de precisão do teste é de 99,5%.

O dispositivo do teste está preparado para receber amostras de saliva e de nasofaríngeas, com o mesmo grau de precisão. A uso da saliva apresenta-se como uma alternativa com vantagens para as pessoas que têm mais dificuldade em tolerar o desconforto causado pela zaragatoa na recolha de amostras exclusivamente nasofaríngeas.

Os testes rápidos de antigénio da SureScreen Diagnostics procuram antígenos de proteína existentes na superfície do vírus com a adição de um reagente a uma amostra de saliva ou swab nasal.

Os testes rápidos podem desempenhar um papel fundamental num processo de desconfinamento controlado. A SureScreen Diagnostics prevê que os testes rápidos possam começar a ser utilizados brevemente nas unidades de saúde do SNS, em escolas e em outros setores de atividade com elevada exposição social, como é o caso das fábricas e de um modo geral de todas as empresas de serviços, incluindo a restauração e turismo.

Um utilização massiva dos testes rápidos de antigénio para a COVID-19 podem contribuir de forma decisiva para diminuir a incidência diária da infeção, e identificar e travar as cadeias de transmissão de forma mais célere, económica e sustentável, garantindo a continuidade da vida económica e social.

Além dos testes rápidos de antigénio, a SureScreen Diagnostics disponibiliza nas farmácias um teste rápido para a deteção dos anticorpos específicos da SARS-CoV-2 que produz resultados em 15 minutos, neste caso os resultados são importantes para controlar o grau de imunidade individual e comunitário.

Os dispositivos são produzidos integralmente no Reino Unido e testados por entidades de referência a nível mundial, como o Kings College London, a Imperial College London, a UZ Leuven Belgium e a Fundação Champalimaud.

A SureScreen Diagnostics é a principal fornecedora de testes rápidos das autoridades públicas de saúde britânicas. Na primeira fase de testagem a empresa disponibilizou cerca de dois milhões de testes e cerca de 20 milhões na atual fase de testagem sistemática da população britânica.