Testes a infetados com novo coronavírus podem dar falsos negativos

Estudo de investigação mostrou que testes de laboratório podem dar falsos negativos de infeção pelo novo coronavírus. Os investigadores consideram que exame por tomografia computorizada ao tórax pode ajudar na deteção precoce da infeção.

Testes a infetados com novo coronavírus podem dar falsos negativos
Testes a infetados com novo coronavírus podem dar falsos negativos. Foto: © TVEuropa

Estudo que relaciona exame de imagem do tórax para a pneumonia do novo coronavírus ou COViD-19 e resultados negativos da reação em cadeia da polimerase da transcrição reversa em tempo real (RT-PCR, sigla em inglês) conclui que os atuais testes podem dar falsos negativos.

Os resultados do estudo, já publicados na revista científica “Radiology”, indica que cinco pacientes submetidos a exame de tórax por tomografia computorizada (TC) mostraram estar infetados com o novo coronavírus e os resultados do exame de RT-PCR foram negativos.

As autoridades de saúde de Whuan, considerada como o epicentro da epidemia, na China, começaram a considerar como infetadas todas as pessoas que apresentam sintomas típicos da COViD-19, isto teve como resultado que fossem indicadas como infetadas cerca de 15.000 pessoas por dia.

Os investigadores analisaram 167 pacientes de COViD-19 com dados clínicos obtidos no Radiology Quality Control Center, de Wuhan. Cinco destes pacientes deram inicialmente negativo ao exame RT-PCR, mas a imagem TC do tórax apresentou um padrão consistente com pneumonia viral.

Após exame positivo TC do tórax, todos os pacientes foram isolados. O exame RT-PCR foi repetido e a infeção foi confirmada todos os pacientes. Em 7 pacientes o exame TC foi inicialmente negativo enquanto o RT-PCR foi positivo. Em 155 pacientes, ou seja em 93%, os exames RT-PCR e por TC foram concordantes para a infeção pelo novo coronavírus.

Para os investigadores os cinco casos de infeções detetadas por imagens de tomografia computadorizada podem ajudar na triagem precoce de casos suspeitos e prevenir futuras complicações graves, como doenças respiratórias agudas. O teste de RT-PCR para no coronavírus pode dar um falso negativo devido a erro no laboratório ou devido a material viral insuficiente na amostra.