Tintas de tatuagem e de maquilhagem mais seguras para a saúde

União Europeia restringe, a partir de hoje, 4 de janeiro de 2022, o uso de substâncias cancerígenas, mutagénicas e tóxicas bem como de outros produtos químicos prejudicais à saúde em tintas de tatuagem e de maquilhagem permanente.

Tintas de tatuagem e de maquilhagem mais seguras para a saúde
Tintas de tatuagem e de maquilhagem mais seguras para a saúde

Produtos químicos perigosos contidos em misturas para tintas de tatuagem e maquilhagem permanente deixam de ser permitidos, a partir de hoje, em toda a União Europeia. A restrição abrange substâncias cancerígenas, mutagénicas e tóxicas para a reprodução, produtos químicos proibidos nos cosméticos, sensibilizantes cutâneos, irritantes cutâneos e oculares, impurezas metálicas, aminas aromáticas e alguns pigmentos.

As novas regras agora aplicadas têm como objetivo proteger uniformemente todas as pessoas na União Europeia, independentemente do país onde são tatuadas e da tinta ser ou não fabricada no espaço da União Europeia.

Para as substâncias agora proibidas existem alternativas seguras no mercado. As estatísticas mostram que se estima que 12 % dos europeus estejam tatuados, incluindo adolescentes.

A Comissão Europeia adotou a restrição em dezembro de 2020, na sequência de estudos que comprovaram a existência de alergias e problemas cutâneos causados pelas tatuagens, em resposta a um pedido dos Estados-Membros e com base em avaliações científicas e socioeconómicas efetuadas pela Agência Europeia dos Produtos Químicos.

Embora se apliquem restrições a partir de hoje, a proibição dos corantes Pigment Blue 15 e Pigment Green 7 só será aplicável a partir de 4 de janeiro de 2023. Foi concedida uma derrogação adicional de um ano para dar às empresas mais tempo para encontrarem alternativas seguras para estas duas substâncias.