Transdev inova na segurança rodoviária

Transdev dota os motoristas em Aveiro de um sistema inovador a nível mundial para prevenir o sono e fadiga enquanto conduzem. Um sistema integrado numa pulseira mede dados biológicos do condutor que indicam com antecedência da necessidade de parar e descansar.

Sistema Round Trip Without Sleep
Sistema Round Trip Without Sleep. Foto: DR

Um sistema capaz de detetar precocemente sinais de sono e fadiga e de fazer o respetivo alerta está a ser usado pela primeira vez pelos motoristas da AveiroBus, rede operada pela Transdev Portugal. Os motoristas ao usarem o sistema são, se for o caso, avisados da necessidade de parar e descansar.

O sistema Round Trip Without Sleep é inovador a nível mundial na prevenção de acidentes. O projeto de desenvolvimento é da empresa portuguesa Optimizer, em parceria com o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA).

O sistema permite alertar o motorista 5 a 10 minutos antes de este apresentar manifestações fisiológicas de sono ou fadiga. Jorge Machado, gestor de qualidade, ambiente e segurança da Transdev referiu que “pela primeira vez a nível mundial será aplicada ao setor dos transportes uma solução tecnológica capaz de identificar o sono e a fadiga precocemente”, que no seu entender “constitui um avanço extremamente importante em matéria de segurança rodoviária.”

O sistema consiste numa pulseira que mede, em tempo real e monitoriza de forma contínua, a temperatura corporal, o espaçamento dos batimentos cardíacos e a humidade da pele do condutor, o sistema identifica alterações nos padrões de vigília e emite um aviso.

O que melhor caracteriza a inovação do sistema é este emitir aviso, antes mesmo de o condutor revelar sintomas. O avido consiste na “vibração da própria pulseira e na emissão de um sinal de alerta para um dispositivo móvel, alertando para a iminência de um estado futuro de vigília insuficiente.”

De acordo com dados do Observatório da Prevenção Rodoviária, a fadiga dos condutores está na origem de cerca de 20% dos acidentes em Portugal. Já a Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagens (APCAP) reporta que, em 2015, a sonolência foi a causa de 7% dos acidentes registados nas autoestradas portuguesas.

Jorge Machado esclareceu que “o sono e a fadiga dos condutores têm como consequências fisiológicas o deficit de atenção, reações mais lentas e uma menor capacidade de decidir corretamente”, se “a velocidade for de 120 quilómetros por hora, um micro sono de apenas 3 segundos implica percorrer uma distância de 100 metros”, daí a importância de se preverem os sintomas para evitar acidentes.

“A adoção deste sistema não só garante uma maior segurança rodoviária, como permite ainda melhorar o planeamento das viagens dos motoristas e diminuir custos”, indicou o responsável da Transdev, e adiantou: “Nos próximos dias, além dos motoristas da rede AveiroBus, vamos também contar com a aplicação do mesmo sistema em alguns serviços em linhas de longo curso a nível nacional.”

A Transdev indica, em comunicado, que pretende realizar de um estudo aprofundado, em conjunto com a Optimizer e o IPCA, para analisar padrões de sono, fadiga e stresse dos motoristas. O estudo deve permitir “retirar conclusões de grande utilidade para a transportadora rodoviária de passageiros”, como seja, “identificar as linhas e os horários que mais stressam ou cansam os condutores”, e assim, ajudar a implementar e otimizar soluções para minimizar ou contornar esses fatores.