Tunísia recusa entrada de delegação do Parlamento Europeu

Delegação da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu não foi autorizada a entrar na Tunísia. Eurodeputados pedem à Tunísia explicações e indicam que as perspetivas de desenvolvimento político e económico na Tunísia permanecem sombrias.

Tunísia recusa entrada de delegação do Parlamento Europeu
Tunísia recusa entrada de delegação do Parlamento Europeu. Foto: Rosa Pinto

A Tunísia recusou a entrada no país de uma delegação de eurodeputados da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu, constituída pelos eurodeputados Michael Gahler (PPE, Alemanha), Dietmar Köster (S&D, Alemanha), Salima Yenbou (Renew, França), Mounir Satouri (Verdes/EFA, França) e Emmanuel Maurel (A Esquerda, França).

Uma visita à Tunísia que se enquadrava na missão de averiguação sobre preocupação do Parlamento Europeu com o retrocesso político na Tunísia em matéria de padrões democráticos e de direitos humanos.

Os eurodeputados da Comissão dos Assuntos Externos pedem que a Tunísia dê explicações sobre a posição adotada.

“Condenamos a decisão das autoridades tunisinas de recusar a entrada à delegação da Comissão dos Negócios Estrangeiros do Parlamento Europeu e exigimos uma explicação detalhada. Esta conduta não tem precedentes desde a revolução democrática de 2011”, refere a declaração dos eurodeputados.

Os eurodeputados acrescentam: “Continuamos preparados e insistimos num diálogo sobre questões críticas, e recordamos que este Parlamento sempre aprovou a agenda de cooperação abrangente, incluindo o reforço da democracia e o apoio financeiro, tal como acordado no Acordo de Associação UE-Tunísia”.

“Continuamos convencidos, tal como exigido pela UE desde Julho de 2021, de que a terrível situação económica e social na Tunísia, ainda mais agravada pela crise humanitária, exige urgentemente um diálogo nacional abrangente, sem o qual as perspetivas de um desenvolvimento político e económico estável na Tunísia permanecem sombrios”, conclui a declaração.