Ucrânia recebe mais 600 milhões de euros em assistência macrofinanceira da União Europeia

Para fazer face às consequências económicas da pandemia de COVID-19 a Ucrânia recebeu hoje mais um reembolso da União Europeia no montante de 600 milhões de euros. O total do empréstimo de assistência macrofinanceira à Ucrânia já totaliza 4,4 mil milhões de euros.

Ucrânia recebe mais 600 milhões de euros em assistência macrofinanceira da União Europeia
Ucrânia recebe mais 600 milhões de euros em assistência macrofinanceira da União Europeia

A Comissão Europeia desembolsou hoje 600 milhões de euros em assistência macrofinanceira (AMF) à Ucrânia. Trata-se da segunda e última parcela do atual programa de AMF da Ucrânia, após o primeiro desembolso de 600 milhões de euros em dezembro de 2020.

Este desembolso faz parte do pacote de AMF de emergência de 3 mil milhões de euros para dez parceiros do alargamento e de vizinhança. O objetivo é ajudar estes parceiros a limitar as consequências económicas da pandemia COVID-19.

Valdis Dombrovskis, Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia, disse: “ Estamos a apoiar a Ucrânia com um programa de Assistência Macrofinanceira da UE de 1,2 mil milhões de euros”.

“A Ucrânia fez esforços significativos para implementar as condições do AMF e também fez progressos satisfatórios com o Fundo Monetário Internacional. Ao fornecer apoio financeiro e técnico, a UE está a ajudar a melhorar os padrões de vida do povo ucraniano; ao fornecer um forte apoio político, estamos fortalecendo a integração da Ucrânia com a União Europeia”, acrescentou o Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia.

Paolo Gentiloni, comissário europeu da Economia, referiu: “O desembolso de hoje de 600 milhões de euros eleva para 4,4 mil milhões de euros o montante total que a UE emprestou à Ucrânia como assistência macrofinanceira. Estes pagamentos não são apenas uma prova tangível da nossa solidariedade para com o povo ucraniano, mas também um reflexo do facto de a Ucrânia ter continuado a cumprir os compromissos de reforma cruciais acordados com o FMI e a Comissão.”

A decisão da Comissão Europeia na conceção do desembolso baseia-se na avaliação que fez positiva dos progressos das autoridades ucranianas na implementação das medidas políticas acordadas ao abrigo do programa COVID-19 de AMF. A Ucrânia implementou todos os oito compromissos de política relativos à gestão das finanças públicas, governança e estado de direito, melhoria do clima de negócios e reformas setoriais e empresas estatais.

A Ucrânia também fez progressos na implementação de políticas acordadas no âmbito do programa associado ao Fundo Monetário Internacional (FMI). Trata-se, em particular, dos grandes avanços legislativos na área judiciária. O FMI concluiu com sucesso sua missão de revisão do programa em 18 de outubro de 2021.