Um guia para parar de fumar

É possível parar de fumar! Especialista elaborou guia para suprir as dificuldades da concretização da decisão e levar o fumador a não fumador, com sucesso.

Um guia para parar de fumar
Um guia para parar de fumar. Foto: Rosa Pinto

Se é fumador, pode querer parar de fumar. Uma vontade que nem sempre é fácil de concretizar. Muitas vezes é precisa um guia para mostrar como ir de uma vida de fumador, para uma vida de não fumador.

Patrick Bigaouette, especialista em tabagismo e psiquiatra do Sistema de Saúde da Mayo Clinic, em Mankato, Minnesota, EUA descreve um conjunto de dicas para começar a uma jornada livre do tabaco.

Calcular os custos do tabagismo

O tabagismo afeta de forma negativa o corpo do fumador, as pessoas próximas e aumenta despesas:

O tabagismo aumenta o risco de muitas doenças, incluindo cancro, doença cardiovascular e doença pulmonar obstrutiva crónica. O tabagismo também pode reduzir a expectativa de vida.

As pessoas próximas, como familiares, amigos e colegas de trabalho, podem ser recetoras do tabagismo passivo.

Fazer cálculos. Um maço de cigarros custa aproximadamente 12,00 dólares. Um maço por dia vezes 30 totaliza 360,00 dolares/mês. O tabagismo também consome tempo, afastando o fumador do trabalho e da família.

Cigarros eletrónicos têm custos físicos e financeiros semelhantes, embora os riscos à saúde não sejam totalmente claros por serem relativamente novos. Além disso, esses produtos não são aprovados pelas agências dos medicamentos europeias e dos EUA.

Quando se está pronto para parar

Por que é tão difícil parar? A nicotina simula a ideia de recompensa no cérebro, liberando a dopamina, que causa uma boa sensação. Ao longo do tempo, começa a desejar a sensação causada pela nicotina e começa a sentir que ela é normal. Quando o organismo não tem nicotina, entra em abstinência.

Quando se chega ao ponto em que os efeitos negativos superam as vantagens do tabagismo e se reconhece o controlo que a nicotina tem sobre o seu quotidiano, então está pronto a parar. No entanto, a decisão é do próprio. É um compromisso do próprio.

Ir de uma vida de fumador para uma vida sem tabaco

Parar de fumar é um processo. Desenvolver um plano pode ajudar você a se preparar e manter sua decisão de parar.

Alguns elementos de um plano de sucesso:

Assumir o compromisso de parar de fumar. Contar à família, amigos, e a outras pessoas que aceitaram fazer parte do sistema de apoio.

Escolher uma data. Ser realista e dar tempo ao tempo para colocar o plano na prática.

Formar um sistema de apoio. Pode tentar encontrar algum fumador para parar de fumar em conjunto, entrar numa rede social ou grupo de apoio on-line, ou procurar terapia para ajudar a lidar com tudo o que provoca ter vontade de fumar, com a abstinência e os desafios emocional.

Saber o que faz ter vontade de fumar. Talvez seja dirigir, praticar alguma atividade específica ou o stress. Pensar como administrar as situações ou as evitar completamente.

Considerar os desejos. Pensar em todas as possibilidades para administrar os desejos e abordar os sintomas de abstinência. Ter refeições saudáveis ​​disponíveis, meditar, fazer caminhada ou enviar uma mensagem para uma pessoa do sistema de apoio.

Pensar em recursos úteis. Podem ser uma terapia de substituição de nicotina, como adesivos, chiclete, pastilhas, um inalador ou medicamentos que receberam bupropiona ou vareniclina.

Lidar com falta de motivação

Quando as pessoas estão a tentar parar de fumar, têm uma recaída, tendem a pensar o pior: “Sou um fracasso. Estraguei tudo”. Esse pensamento pode levar à ansiedade, o que pode levar a uma antiga técnica de administração de stress: fumar.

Fumar um cigarro ou um cigarro eletrónico, não é perder tudo:

Ser gentil consigo próprio. Isso é difícil. Menos que 1 em 10 adultos para de fumar por ano. No entanto, ao longo do tempo, 60% das pessoas que tentam parar, geralmente mais de uma vez, têm sucesso.

Recomeçar. Amanhã é outro dia.

Rever o plano. Pode precisar de ajustar e considerar outros recursos como opções.

Conversar como pessoas do sistema de apoio.