União Europeia aplica sansões a elemento do Daesh

União Europeia aplica sansões a elemento do Daesh
União Europeia aplica sansões a elemento do Daesh. Foto: Rosa Pinto

O Conselho da União Europeia (UE) acrescentou Mohamed Ibrahim al-Shafi’i Al-Salem, também conhecido como Aba Al-Sahraoui e Katiba Macina, à lista autónoma de sanções sobre pessoas, grupos de empresas e entidades associadas ao EIIL(Daesh) e Al-Qaeda.

Aba Al-Sahraoui é o líder do grupo afiliado ao EIIL “Província do Estado Islâmico do Sahel”, que opera principalmente na zona tríplice fronteiriça do Burkina Faso, Níger e Mali. Katiba Macina é uma afiliada da Al-Qaeda e do seu grupo associado Jama’a Nusrat Ul-Islam Wa Al-Muslimin (JNIM). Está ativo no Sahel, em particular no Mali Central, no Níger e no Burkina Faso.

Com a decisão de hoje, a lista autónoma dos associados ao EIIL (Daesh) e à Al-Qaeda compreende um total de 15 pessoas e 6 grupos. As sansões incluem congelamento de bens, e a proibição de pessoas e operadores da UE disponibilizarem fundos ou recursos económicos às pessoas e grupos sob sansões. As pessoas debaixo das sanções são proibidas de viajar para a União Europeia.

O Conselho indica que a decisão agora tomada “reafirma a determinação da UE em combater a ameaça terrorista contínua representada pela Al-Qaeda, o EIIL/Daesh e as suas filiais regionais e que a UE continua empenhada em tomar medidas decisivas contra aqueles que continuam a ameaçar a paz e a segurança internacionais, planeando, financiando e cometendo ataques terroristas, e divulgando a sua propaganda terrorista mortal em todo o mundo”.