União Europeia atribui à Ucrânia 25,4 milhões de euros em ajuda humanitária

União Europeia ajuda as populações que têm vindo a sofrer com o conflito no leste da Ucrânia. A verba agora atribuída à Ucrânia de 25,4 milhões de euros é para apoio a cuidados de saúde, reparação de habitações, escolas e hospitais danificados pelo conflito.

União Europeia atribui à Ucrânia 25,4 milhões de euros em ajuda humanitária
União Europeia atribui à Ucrânia 25,4 milhões de euros em ajuda humanitária. Foto: DR

A Comissão Europeia anunciou a atribuição de 25,4 milhões de euros em ajuda humanitária à Ucrânia para ajudar as pessoas que ainda sofrem com as hostilidades em curso do conflito no leste do país.

Com este apoio o montante total da ajuda humanitária da União Europeia é de 190 milhões de euros, desde o início do conflito no leste da Ucrânia que já dura oito anos. As verbas vão ajudar as populações afetadas pelo conflito a aceder aos cuidados de saúde, incluindo uma melhor preparação e resposta à pandemia de COVID-19, e a serviços de proteção, como o apoio jurídico.

O montante da ajuda agora atribuída irá contribuir também para a reparação de habitações, escolas e hospitais danificados.

O Comissário Europeu Janez Lenarčič referiu: “O conflito no leste da Ucrânia continua a ter um grande impacto sobre os civis, enquanto a atenção da Comunicação Social e da comunidade internacional está a diminuir. A União Europeia continua a dar resposta às necessidades humanitárias de ambos os lados da linha de contacto”.

“Enquanto a nossa ajuda permanece para aqueles que sofrem em grande parte em silêncio, devem ser procuras soluções duradouras para a paz e a estabilidade”, concluiu o Comissário.