União Europeia e índia assinam acordo sobre semicondutores

Acordo sobre semicondutores entre a União Europeia e Índia prevê construir sólidas cadeias de abastecimento de semicondutores e cooperar no domínio da inovação. Está previsto um trabalho conjunto em investigação envolvendo entidades dos dois lados.

União Europeia e índia assinam acordo sobre semicondutores
União Europeia e índia assinam acordo sobre semicondutores.

Os copresidentes do Conselho de Comércio e Tecnologia União Europeia-Índia (CCT) e os Comissários Europeus Valdis Dombrovskis e Věra Jourová reuniram com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Subrahmanyam Jaishankar, o ministro dos Caminhos-de-Ferro, das Comunicações, da Eletrónica e das Tecnologias da Informação, Ashwini Vaishnaw, e o ministro do Comércio, Piyush Goyal, da Índia, para análise do trabalho do CCT.

Entretanto foi assinado um Memorando de Entendimento sobre semicondutores, assinado por Thierry Breton, comissário responsável pelo Mercado Interno, e Ashwini Vaishnaw, Ministro dos Caminhos-de-Ferro, das Comunicações, da Eletrónica e das Tecnologias da Informação do Governo da Índia. Este acordo estabelece a forma como a União Europeia e a Índia cooperarão para construir sólidas cadeias de abastecimento de semicondutores e cooperar no domínio da inovação.

No âmbito do Memorando de Entendimento dobre semicondutores, a União Europeia e a Índia estabelecem realizar:

Partilhar experiências, boas práticas e informações sobre os ecossistemas de semicondutores;

Identificar áreas de colaboração em matéria de investigação, desenvolvimento e inovação entre universidades, organizações de investigação e empresas;

Promover o desenvolvimento de competências, talentos e mão-de-obra para a indústria de semicondutores e facilitar a colaboração através da organização de seminários e de parcerias e da promoção de investimentos diretos;

Assegurar condições de concorrência equitativas no setor, nomeadamente através da partilha de informações sobre subvenções públicas concedidas.