União Europeia expulsa embaixador do Benin

Embaixador do Benin na União Europeia foi declarado “persona non grata”. A decisão do Conselho Europeu é uma resposta à expulsão pelo Governo de Benin do Embaixador da União Europeia, Oliver Nette.

União Europeia expulsa embaixador do Benin
União Europeia expulsa embaixador do Benin. Foto: © Rosa Pinto

O Conselho Europeu decidiu hoje declarar o chefe da missão da República do Benin na União Europeia (UE) de “persona non grata”. Em comunicado o Conselho Europeu indicou que se trata de uma resposta à decisão do governo de Benin de ter declarado o chefe da delegação da UE no Benin como “persona non grata”.

O Conselho Europeu ao tomar a decisão de responder “com a mesma moeda” referiu que considera a decisão do Benin “totalmente injustificada e contrária ao objetivo da UE de desenvolver relações e criar parcerias em países terceiros”.

Nos finais de novembro o Governo do Benin declarou o Embaixador da União Europeia, no Benin, Oliver Nette, como “persona non grata”, e por conseguinte exigiu a sua saída do país.

Na altura o Governo do Benin acusou Oliver Nette de interferir em assuntos internos do país “ao pedir constantemente à sociedade civil que se manifeste” contra o Governo, mas ao mesmo tempo o Governo do Benin referiu nada ter contra a UE.