União Europeia já congelou quase 30 mil milhões de ativos russos

Os Estados-Membros da União Europeia já congelaram, até agora, quase 30 mil milhões de euros em ativos de oligarcas e entidades russas e bielorrussas, e bloquearam cerca de 196 mil milhões de euros em transações.

União Europeia já congelou quase 30 mil milhões de ativos russos
União Europeia já congelou quase 30 mil milhões de ativos russos

A Task Force, criada pela Comissão Europeia, “Freeze and Seize”, que assegura a coordenação da aplicação das sanções da União Europeia contra indivíduos e empresas russos e bielorrussos, indicou que já foram congelados ativos de oligarcas e entidades russas e bielorrussas no montante de quase 30 mil milhões de euros.

O Comissário responsável pela Justiça, Didier Reynders, referiu que é importante aplicar a política de sanções na prática, e por isso exorta “todos os Estados-Membros a tomarem todas as medidas necessárias para aplicar as sanções e aqueles que ainda não o fizeram a reportarem à Comissão sem demora”.

A Task Force está a explorar as ligações entre os bens pertencentes às pessoas sujeitas a medidas restritivas da UE e atividades criminosas. Para isso, a Task Force solicitou a todos os Estados-Membros que partilhassem informações sobre os bens congelados até agora nas respetivas jurisdições.

Até agora, os Estados-Membros informaram que os ativos já congelados ascendem a um total de 29,5 mil milhões de euros, incluindo ativos como barcos, helicópteros, imóveis e obras de arte, no valor de quase 6,7 mil milhões de euros. Além disso, cerca de 196 mil milhões de euros em transações foram bloqueadas.