União Europeia suspende meios de comunicação Russia Today e Sputnik

União Europeia suspende meios de comunicação Russia Today e Sputnik, no espaço europeu. As sanções pela guerra da Rússia contra a Ucrânia abrangem todos os meios de transmissão e distribuição - cabo, satélite, IPTV, plataformas, websites e aplicativos.

União Europeia suspende meios de comunicação Russia Today e Sputnik
União Europeia suspende meios de comunicação Russia Today e Sputnik

A União Europeia (UE) decidiu suspender os meios de comunicação Russia Today e Sputnik em todo o espaço da UE. Trata-se de mais sanções aplicadas aos interesses da Rússia pela guerra contra a Ucrânia.

As sanções abrangem todos os meios de transmissão e distribuição, como cabo, satélite, IPTV, plataformas, websites e aplicativos. Todas as licenças, autorizações e acordos de distribuição relevantes estão suspensos. Estas medidas abrangem todos os Estados-Membros da UE e entram em vigor de imediato.

A presidente da Comissão Europeia Ursula von der Leyen justifica a medida referindo que “neste tempo de guerra, as palavras importam. Estamos a testemunhar propaganda massiva e desinformação sobre este ataque ultrajante a um país livre e independente. Não deixaremos os apologistas do Kremlin derramarem as suas mentiras tóxicas justificando a guerra de Putin ou semear as sementes da divisão na nossa União.”

Também o Alto Representante e Vice-Presidente Josep Borrell referiu: “A manipulação sistemática de informações e a desinformação pelo Kremlin são aplicadas como uma ferramenta operacional no seu ataque à Ucrânia. É também uma ameaça significativa e direta à ordem e segurança públicas da União. Hoje, estamos dando um passo importante contra a operação de manipulação de Putin ao fechar a torneira para a media estatal russa na EU”.

A Comissão Europeia considera que o Russia Today e o Sputnik são essenciais e instrumentais para levar adiante e apoiar a agressão da Rússia contra a Ucrânia. E que no entender da Comissão isto constitui uma ameaça significativa e direta à ordem e segurança públicas da UE.

“Ambos os veículos fazem parte de um esforço coordenado de manipulação de informações, incluindo desinformação, conforme documentado desde 2015 pela Força-Tarefa East StratCom do Serviço Europeu de Ação Externa”, refere em comunicado a Comissão Europeia.

Mesmo antes da medida agora adotada pelo Conselho da União Europeia alguns países da UE já tinham tomado medidas contra emissoras e canais controlados pelo Estado russo, como foi o caso da Estónia, Letónia, Lituânia, Polónia. A Alemanha já tinha proibido a transmissão da edição alemã do Russia Today por falta de licença.