Unilabs abre novo laboratório para testes à COVID-19 em Leça do Balio

Maior laboratório de biologia molecular do grupo Unilabs na Península Ibérica para a realização de testes COVID-19 abre no Centro Empresarial Lionesa, em Leça do Balio. A nova unidade tem capacidade para realizar, por dia, 12 mil a 15 mil testes PCR à COVID-19.

Unilabs abre novo laboratório para testes à COVID-19 em Leça do Balio
Unilabs abre novo laboratório para testes à COVID-19 em Leça do Balio. Foto: DR

A Unilabs Portugal abre em Leça do Balio novo laboratório de Biologia Molecular com capacidade para a realização de 12 mil a 15 mil testes à COVID-19, por dia. O novo laboratório é um dos maiores a nível europeu e o maior para testes de despiste por PCR do Sars-Cov-2 da Península Ibérica.

A unidade laboratorial vai reforçar a capacidade de diagnóstico e permitir satisfazer as necessidades crescentes de combate à pandemia aumentando a resposta à realização de testes à COVID-19 em Portugal, face aos aumentos na segunda vaga, e com possibilidade de apoiar também outros países europeus em testes da doença pandémica.

A nova unidade laboratorial da Unilabs Portugal representa um investimento de 2,5 milhões de euros, sobretudo em equipamento, e envolve “a contratação de 50 a 70 colaboradores, para além das mais de 200 pessoas já hoje dedicadas aos centros de rastreio e despiste laboratorial da COVID-19”.

Luís Menezes, CEO da Unilabs Portugal, referiu: “Este laboratório vem reforçar a capacidade de testagem do país de forma muito significativa, o que vai permitir ajudar a diagnosticar mais pacientes, encontrar os casos positivos, fazer o tracing de contactos e o seu isolamento. Desta forma, vamos continuar a ajudar o sistema nacional de saúde e todos os cidadãos portugueses no combate a esta 2ª vaga da pandemia”.