Universidade de Coimbra atribui doutoramento Honoris Causa ao diretor-geral da OMS

Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, é um novo doutor Honoris Causa pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. A distinção é entregue a 28 de junho, na Universidade de Coimbra.

Universidade de Coimbra atribui doutoramento Honoris Causa ao diretor-geral da OMS
Universidade de Coimbra atribui doutoramento Honoris Causa ao diretor-geral da OMS. Foto: Rosa Pinto

A Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra atribui o doutoramento Honoris Causa a Tedros Adhanom Ghebreyesus, Diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). A cerimónia de entrega da distinção está agendada para dia 28 de junho de 2023, pelas 10h30, na Sala dos Capelos da Universidade de Coimbra.

Carlos Robalo Cordeiro, Diretor da Faculdade de Medicina, indica, situado em nota de impressa, que a distinção a Tedros Adhanom Ghebreyesus é “o reconhecimento a um homem e a uma autoridade da área científica que se destacou pelo papel importante de liderança que assumiu durante a pandemia covid-19.” E acrescenta: “Este título é um momento marcante para a Faculdade de Medicina, uma das mais antigas do mundo, também para a Universidade de Coimbra e seguramente, para a pneumologia académica nacional.”

Para Carlos Robalo Cordeiro, a atribuição do Doutoramento Honoris Causa ao Diretor-geral da OMS “será também a homenagem de um país que conseguiu uma enorme cobertura vacinal e que superou um enorme desafio de saúde pública, com resultados muito satisfatórios.”

Na cerimónia de dia 28, Tedros Adhanom Ghebreyesus terá como apresentante Carlos Robalo Cordeiro, cabendo a António Jorge Ferreira o respetivo discurso de elogio e a Filipe Froes o discurso de elogio do homenageado.

Tedros Adhanom Ghebreyesus, biólogo e académico, natural da Etiópia. É licenciado em Biologia pela Universidade de Asmara, na Eritreia, tem Mestrado em Imunologia de Doenças Infeciosas pela Universidade de Londres e Doutoramento em Saúde Pública pela Universidade de Nottingham.

Assumiu a Direção-Geral da Organização Mundial da Saúde em 2017, depois de ter ocupado o cargo de ministro da Saúde, entre 2005 e 2012, e de Ministro de Relações Exteriores, entre 2012 e 2016, na Etiópia.