Universidade Politécnica de Bucareste distingue Rui L. Reis com honoris causa

Universidade Politécnica de Bucareste, na Roménia, atribuiu, hoje o doutoramento honoris causa ao português Rui L. Reis, diretor do Grupo 3B’s - Instituto de Investigação em Biomateriais, Biomiméticos e Biodegradáveis da Universidade do Minho.

Universidade Politécnica de Bucareste distingue Rui L. Reis com honoris causa
Universidade Politécnica de Bucareste distingue Rui L. Reis com honoris causa. Foto: DR

O investigador Rui L. Reis, diretor do Grupo 3B’s – Instituto de Investigação em Biomateriais, Biomiméticos e Biodegradáveis (I3Bs) da Universidade do Minho, foi distinguido hoje, dia 15, com o título de doutor honoris causa pela Universidade Politécnica de Bucareste (UPB), na Roménia.

Na cerimónia na Roménia em que foi atribuído o doutoramento honoris causa estiveram presentes diversas personalidades locais, bem como o atual reitor da Universidade do Minho, Rui Vieira de Castro. Rui L. Reis, um dos mais reconhecidos investigadores portugueses, já tinha sido distinguido com um doutoramento honoris causa, em 2010, pela Universidade de Granada, em Espanha.

O doutoramento honoris causa atribuído pela UPB teve proposta da Faculdade de Ciência de Materiais da referida Universidade tendo sido a aprovada por unanimidade pelo senado da UPB.

A distinção é mais um reconhecimento internacional pelo trabalho de Rui L. Reis na área da medicina regenerativa e engenharia de tecidos humanos, biomateriais e células estaminais. “O professor Rui Reis tem sido fundamental, não só na ciência de materiais e na indústria, mas também nos aspetos empresariais, políticos e sociais”, indicaram os representantes da UPB.

O cientista da Universidade do Minho é considerado um líder e pioneiro, “em várias atividades estruturantes na aplicação da ciência de materiais, particularmente ao nível europeu, onde liderou/a alguns dos maiores projetos de investigação”, e “esta distinção considera os seus contributos no progresso da engenharia de materiais aplicada à medicina, incluindo a forma como encara a responsabilidade social e a sua visão para a estratégia aplicada nas posições e nos cargos que ocupa”, acrescentou a UPB.

Rui L. Reis é natural do Porto, onde nasceu à 51 anos, atualmente é vice-reitor para a Investigação e Inovação na Universidade do Minho e diretor do Grupo 3B’s e do Laboratório Associado ICVS/3B’s da Universidade.

O investigador é fellow de Ciência e Engenharia de Biomateriais e de Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa, da Aliança Europeia para a Engenharia e Ciência Médica e Biológica, do Instituto Americano para a Engenharia Médica e Biológica e membro da Academia Nacional de Engenharia, nos Estados Unidos da América.

É ainda diretor do Instituto Europeu de Excelência em Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa e coordenador do The Discoveries Centre – Centro de Excelência em Medicina Regenerativa e de Precisão, financiado com 15 milhões de euros pela Comissão Europeia e coordenado pela Universidade do Minho, com a parceria da University College London (UCL) e de quatro universidades portuguesas.

O investigador é também responsável por projetos que somam um financiamento de 45 milhões de euros. Rui L. Reis preside também à Sociedade Internacional para a Engenharia de Tecidos e Medicina Regenerativa e é editor do “Journal of Tissue Engineering and Regenerative Medicine”.

Atualmente o investigador tem 1112 publicações listadas na ISI Web of Knowledge, índice h de 82 e cerca de 60 patentes, que originaram diversas empresas e angariaram investimentos consideráveis. Já foi distinguido com vários prémios ao longo da sua carreira, destacando-se os dois maiores galardões da Sociedade Europeia de Biomateriais, o Jean Leray e o George Winter Award, e ainda dois grandes prémios atribuídos pelas contribuições para a literatura científica, nomeadamente o Clemson Award, da Sociedade Americana de Biomateriais, e a distinção da TERMIS-EU.

Em 2018, Rui L. Reis já recebeu o Prémio Internacional UNESCO de Investigação em Ciências da Vida e o Harvey Engineering Research Award, atribuído pela Institution of Engineering and Technology.