UTAD atrai 1.178 alunos na primeira fase

Alunos oriundos, na sua maioria, dos distritos do Porto, Vila Real, Braga, Aveiro, Bragança, Viana do Castelo, Viseu e Coimbra estão na UTAD a proceder às matrículas nos respetivos cursos. Durante a 1ª fase foram preenchidas 87,2% das vagas disponíveis para 2016/2017.

UTAD atrai 1.178 alunos na primeira fase
UTAD atrai 1.178 alunos na primeira fase. Foto de José Paulo Santos

A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) conseguiu preencher 87,2% das 1.371 vagas disponíveis durante a primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior. O número de colocados foi de 1.178, sendo que 997 alunos escolheram a UTAD como primeira opção.

Após a divulgação dos resultados do concurso, a UTAD foi “praticamente invadida desde a manhã do dia 12 de setembro, por centenas de novos estudantes para efetuarem as suas matrículas nos respetivos cursos”.

Dos 34 cursos do 1º Ciclo, 19 tiveram uma ocupação a 100%, indica a UTAD. Para além dos alunos oriundos da própria cidade de Vila Real, a UTAD refere que conseguiu alunos oriundos de vários distritos do país, destacando-se em número de alunos “os distritos do Porto, Braga, Aveiro, Bragança, Viana do Castelo, Viseu e Coimbra. Com a 2ª fase do concurso, que irá decorrer de 12 a 23 de setembro e com a 3ª fase marcada para 6 a 10 de outubro”, o número de vagas pode vir a ser totalmente preenchido.

Dos cursos que ainda oferecem vagas para a 2ª fase do concurso, encontra-se o curso de Engenharia Civil com 20 vagas, o curso de Engenharia Florestal que na 1ª fase apenas conseguiu ocupar três vagas, restando ainda 17, e mais 10 outros cursos com vagas disponíveis.

Fonte: DGES
Fonte: DGES

A UTAD realça as caraterísticas do curso de Engenharia e Gestão Industrial que “proporciona vantagens reforçadas aos estudantes que a ele se candidatem”. As vantagens advêm da UTAD ter estabelecido “um protocolo com a Universidade do Minho, para que os dois primeiros anos sejam lecionados em Vila Real e, no final do 2º ano, transitem diretamente para Braga, onde concluem os restantes 3 anos do curso e obtêm o diploma da Universidade do Minho”.

A UTAD disponibilizou para a realização das matrículas da 1ª fase “um amplo espaço no átrio da Biblioteca Central, onde os novos estudantes encontram também balcões de informação sobre bolsas de estudo e alojamento em residências universitárias, esclarecimentos e encaminhamentos pela Associação Académica, um balcão de uma instituição bancária e ainda a sugestão para o almoço no restaurante Panorâmico no campus da UTAD”.

A UTAD lembra que, de acordo com o despacho já proferido pelo Reitor sobre as praxes, “as iniciativas promovidas pelas chamadas Comissões de Praxe ou outros grupos constituídos para o efeito não têm qualquer apoio, cobertura ou reconhecimento por parte dos órgãos da Universidade, sendo condenáveis todas as que configurem situações de humilhação, abuso, prepotência e violência”.